Jornal Nova Geração

TEUTÔNIA

Desempenho no Previne Brasil evidencia melhorias na atenção primária em saúde

Avaliação feita pelo Ministério da Saúde considera o desempenho em serviços básicos, como pré-natal, consultas de enfermagem e odontológicas, vacinação infantil, entre outros. No início de 2021, indicador era de 6,6

Em três anos, indicador de Teutônia passou de 6,6 para 9,58 (Foto: Divulgação)

O município divulgou os números do Programa Previne Brasil, referentes ao terceiro quadrimestre do ano passado. Os indicadores são medidos pelo Ministério da Saúde e abrangem atendimentos básicos, como vacinação infantil, pré-natal e enfermagem. A nota atribuída a Teutônia para o período foi de 9,58, que representa uma crescente superior a um ponto ao longo do ano – no mesmo recorte de 2023, o índice era de 8,46.

No começo de 2021, o cenário era diferente, com o indicador em 6,6. O secretário da Saúde do município Juliano Körner comenta que a pandemia foi um fator determinante para o pior desempenho. “Com certeza impactou a prevenção e acompanhamento de saúde, mas ao longo dos últimos três anos fomos recuperando, a partir da identificação e busca ativa dos pacientes que necessitavam de acompanhamento.”

O gestor detalha que alguns fatores que entram na avaliação feita pelo governo federal eram gargalos na atuação da secretaria. “Entre os indicadores entram o acompanhamento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que é um item que temos uma dificuldade maior.”

Teutônia conta com nove equipes de atenção primária à saúde (APS), que atuam na busca pelos pacientes que demandam algum atendimento, e ajudam a recuperar o tempo perdido para a prevenção de doenças. Uma das medidas foi reaproximar a população das unidades de saúde e dos serviços médicos.

“O que aconteceu em Teutônia durante a pandemia é que as pessoas não consultavam mais, e o médico não tinha acesso para monitorar alguma condição, como hipertensão. Voltamos a buscar os pacientes e isso gera um efeito muito bom na saúde”, acrescenta Körner.

Fator financeiro

O Previne Brasil tem influência nos investimentos em saúde dos municípios. Conforme o secretário, os valores são transferidos do Fundo Nacional de Saúde, proporcional ao desempenho no programa. Em nível estadual, o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (Piaps) define critérios para distribuição dos recursos financeiros.

Pela primeira vez, Teutônia atingiu 100% das metas do Piaps. “São cinco pontos onde direcionamos o foco: promoção da alimentação saudável, práticas integrativas e complementares em saúde, cuidados com saúde mental, tratamento de sífilis em gestantes e tratamento observado da tuberculose”, conclui Körner.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: