Jornal Nova Geração

proteção

Delegacia ganha espaço específico para casos de violência doméstica e sexual

No mês passado foi reinaugurada a DP de Fazenda Vilanova. A novidade é a Sala das Margaridas, que oferece escuta e acolhimento para mulheres, crianças e adolescentes

Respeito e proteção. A partir de agora, vítimas de violência doméstica e sexual tem um espaço seguro para denunciar agressores em Fazenda Vilanova. Idealizado pela Polícia Civil do Estado, a Sala das Margaridas é localizada dentro da Delegacia de Polícia (DP) do município e oferece um espaço propício para escuta e acolhimento. Uma escrivã e uma estagiária atuam diariamente na DP, que tem como delegado titular Márcio Moreno.

Desde 2006, quando a delegacia foi inaugurada, o prédio não passou por reformas. Por dois meses, foram feitas obras na parte elétrica e de infraestrutura para melhorar o atendimento da instituição. A Sala das Margaridas foi incluída no projeto de reestruturação do local, pelo desejo do delegado e da escrivã Danieli Bagestão, de oportunizar um espaço como esse às vítimas de violência. A Administração Municipal, comunidade e empresas auxiliaram com doações de móveis.

Conforme Danieli, aumentaram os casos de violência contra a mulher durante a pandemia, assim como os de abusos infantis, em Fazenda Vilanova. Em média são registradas cinco ocorrências por mês relacionadas ao crime de violência doméstica. O número leva em conta os 4,6 mil habitantes do município. Além disso, até o momento, já foram registrados oito casos de estupro e de estupro de vulnerável em 2021.

“Junto com o C-MAE [Centro Municipal de Atendimento Especializado à Criança e Adolescente], fizemos palestras nas escolas para ensinar as crianças a identificar sinais de abusos e denunciar. É por causa desse aumento de casos que pensamos em fazer a reforma, para dar o melhor atendimento e segurança para as mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência”, ressalta.

No espaço há brinquedos, quadro para pintar e TV. Desta forma, quando mães vão junto com os filhos fazer uma denúncia, a criança se entretém brincando e não presta atenção naquilo que é conversado entre a agente e a vítima. A Sala das Margaridas foi planejada para trazer conforto e segurança. Antes, havia casos em que o suspeito constrangia e coagia a mulher a não denunciar, pois ficava em frente à delegacia vendo a vítima registrar a ocorrência.

“Este lugar traz uma sensação de ‘posso me abrir, posso conversar sobre isso e aqui estou sendo bem recebida’. Para mim é importante como policial saber que posso registrar uma ocorrência e dar uma segurança para a vítima”, afirma.

Além de Fazenda Vilanova, a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado também possui uma Sala das Margaridas. Das DPs que não são especializadas, essa é a primeira do Vale do Taquari a ter esse atendimento diferenciado para as vítimas de violência.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: