Jornal Nova Geração

Déficit deve ser zerado até início do próximo ano letivo

Cerca de 140 crianças entre 0 e 1 ano aguardam vagas em Escolas de Educação Infantil de Estrela (Foto: Larissa Santos)

A falta de vagas em Escolas de Educação Infantil (Emeis) é uma realidade em várias cidades. Em Estrela, não é diferente. No berçário, que recebe bebês de 0 a 1 ano, cerca de 140 crianças aguardam na lista de espera. Conforme a secretária de Educação, Elisangela Mendes, em seis meses a Administração Municipal zerou a fila no maternal e jardim. A dificuldade continua no berçário, sendo o Boa União o bairro com maior carência.

“Uma das primeiras ações da pasta foi o mapeamento e análise da situação. Já conseguimos ampliar vagas, mas pretendemos desenvolver ainda mais projetos para zerar a fila até o início do próximo ano letivo”, adianta.

Primeiramente, houve a análise dos espaços físicos e a identificação da possibilidade de ampliação de novas turmas de berçário. Conforme a secretária, a criação de salas em quatro Emeis poderá suprir este déficit de vagas, além da construção de uma nova instituição e de um novo prédio em uma escola já existente. “A construção de uma escola depende do cadastro do projeto no governo federal. A parte burocrática foi feita desde o início do ano para poder antecipar e agilizar essas obras”, explica.

Sistema Municipal de Vagas

Na sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira, dia 28, foi aprovado projeto que estabelece o novo Sistema Municipal de Vagas nas Emeis. “A mudança na lei busca contemplar mais crianças. Com o novo sistema, será obrigatório ela residir em Estrela. Isso impedirá que pessoas de outras cidades sejam matriculadas. Todas as vagas serão fiscalizadas.”

De acordo com Elisângela, não costuma demorar para as famílias conseguirem vaga. O que pode aumentar a espera é se a demanda de algum bairro for maior, mas que será suprida com a lei e reestruturação das escolas. “A reorganização do sistema traz transparência e credibilidade. A família poderá observar o andamento do processo e todos poderão concorrer de forma igualitária”, salienta.

Quase sete meses na fila

Marcelo José Sulzbach, de 37, de Novo Paraíso, é pai da Natália Erichsen Sulzbach, de 1 ano e 2 meses. Desde 7 de dezembro de 2021, aguarda na fila de espera por vaga. A esposa parou de trabalhar para cuidar da criança. Segundo ele, a pasta informou que em Estrela 400 crianças nascem por ano, e que o número de vagas aumenta para 200. “Isso já acontece há muitos anos, então deveria se tomar medidas mais imediatas. Espero conseguir matrícula em breve.” Sobre o caso, a secretária de Educação disse que a família se inscreveu em dezembro do ano passado e, no momento, está na 14ª posição para conseguir a vaga. “Seguindo nossas projeções, logo essa criança será atendida.”  

Auxílio do Legislativo

O presidente do Legislativo, Ernani de Castro, lembra que a Câmara devolveu, recentemente, R$ 150 mil ao Executivo e sugeriu a construção de mais salas com o valor. “Muitos pais nos procuraram e solicitaram vaga em creche. Conversei com a secretária Elisangela para encontrar formas de suprir este déficit. Os pais precisam trabalhar e não podem deixar as crianças sozinhas.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: