Jornal Nova Geração

PROGRAMAÇÃO

Dança Bom Retiro aguarda mais de 300 coreografias

Considerado o maior evento de danças da região, festival chega à 10ª edição. São três dias de programação no CTG Querência da Amizade. Concurso de canto é uma das novidades deste ano

Dança Bom Retiro contou com 250 apresentações em 2023

O maior evento de danças da região se prepara para receber mais de 300 coreografias entre os dias 23 e 25 de maio. O Dança Bom Retiro chega à 10ª edição e promete atrair milhares de pessoas ao município. O festival ocorre durante a 4ª Expofeira, que celebra os 65 anos de emancipação da cidade, no CTG Querência da Amizade. A expectativa é que mais 1,5 mil dançarinos passem pelo palco.

Diante da grande procura por grupos e escolas de dança, a comissão organizadora prevê 300 coreografias nos três dias de evento. A primeira etapa das inscrições encerra na segunda-feira, 15, e mais de 100 equipes já confirmaram participação no festival. Além de cidades do Vale do Taquari, municípios da Serra e da região Metropolitana devem estar representados.

Além do evento de dança, a Expofeira aposta no aumento do número de estandes para atrair grande público. A expectativa é que mais de 30 mil pessoas visitem Bom Retiro do Sul no período, afirma a coordenadora Iara Kartsch. Segundo ela, por ser um evento familiar, a tendência é que os participantes convidem pessoas próximas para acompanhar o espetáculo.

A feira comercial e industrial do município inicia em 22 de maio e se estende até o dia 26. A entrada nos cinco dias de evento é gratuita. Estão previstos 60 estandes, programação que reforça as expressões culturais de Bom Retiro do Sul e show com bandas locais. Entre as novidades desta edição, um concurso de canto também é elaborado.

Avanço nas inscrições

O regulamento do Dança Bom Retiro previa 300 participações. No entanto, devido a adesão do festival em diversas regiões do estado, a comissão organizadora avalia a necessidade de ampliar o número para 350 coreografias. “Queremos abrir essa oportunidade para quem quer participar e conhecer a cidade. Temos um evento que começou na região e hoje se estende a todo Rio Grande do Sul”, avalia Iara.

As inscrições seguem abertas até 12 de maio e podem ser feitas de forma online. Neste ano, os dançarinos, a partir dos quatro anos, poderão explorar 13 modalidades de dança. Todas as noites de espetáculos contam com premiação ao fim das apresentações. O regulamento do concurso está disponível no site da prefeitura. “Todos que quiserem dançar estão convidados para subir a um palco profissional, com jurados profissionais também. Sabemos que junto dos dançarinos sempre vem o coreografo, os pais, tios, irmãos. Por isso a entrada é gratuita, para que as pessoas possam aproveitar toda a feira em horários distintos”, aponta a coordenadora.

Novidade

A primeira edição do Canta Bom Retiro deve ser incluída no último dia da programação. O regulamento ainda é elaborado pela comissão e deve ser divulgado até o fim de abril. “Temos professora de canto lírico nas escolas. Então além de contar com uma pessoa renomada na função, também abrimos a oportunidade para que as pessoas possam se expressar”, comenta Iara. O concurso será aberto ao público.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: