Jornal Nova Geração

EXPORTAÇÕES

Dália conquista novos mercados e lança concurso cultural alusivo aos 75 anos

Cooperativa prepara série de eventos para marcar o aniversário e celebra investimentos. Entre as novidades está a exportação de frango para o Japão e a nova indústria de produção de queijos

Com o objetivo de estimular a pesquisa e o conhecimento sobre a história da cooperativa que completa 75 anos, em 15 de junho, a Dália Alimentos lança o Concurso Cultural. A iniciativa integra o programa Criança Dália e abrange 145 escolas da rede pública municipal, de dez municípios dos vales do Taquari e Rio Pardo.

A atividade foi apresentada na manhã de sexta-feira, 13, à imprensa regional, na Casa Le Chiave. O projeto é voltado para crianças entre três e 12 anos de idade e traz como tema “75 anos Cooperativa Dália: o que ela representa para o nosso município?”.

Podem se inscrever alunos regularmente matriculados, por meio do preenchimento de ficha de inscrição, até dia 31 deste mês. Cada estudante que se inscrever e sua respectiva escola, recebe um kit com produtos Dália.

O regulamento do Concurso Cultural contempla três categorias. Crianças de três a cinco anos participam com desenho; de seis a nove anos com um desenho e uma frase e de 10 a 12 anos com uma redação.

Conforme o presidente do conselho de administração da Dália, Gilberto Piccinini, a ideia é que as crianças cada vez mais se aprofundem no conhecimento, para que se tornem jovens produtivos e pró-ativos no futuro.

“Este concurso marca a trajetória da empresa que chega aos seus 75 anos, incentivando cada vez mais a educação e a área da pesquisa”, pontua.

O projeto é organizado em parceria com as secretarias de Educação e municípios. Entre as premiações estão um kit de livros, jogos pedagógicos e brinquedos educativos, kindle e notebook.

Dália conquista o mercado japonês

A cooperativa Dália Alimentos fechou nessa quinta-feira, 12, o primeiro contêiner de exportação de frango para o Japão. Piccinini reitera que a conquista é muito importante e de extrema relevância, diante da exigência do Oriente.

“Somos conhecidos pelos segmentos de suíno e lácteos, porém, ainda incipientes na avicultura com apenas dois anos no mercado, um período bastante curto. Conseguimos montar um projeto bem estruturado e com biossegurança, o que nos deu uma condição especial de encurtar caminhos”, revela. Ele diz ainda, que chegar ao mercado japonês é uma grande conquista e um presente de aniversário para a empresa.

“O Japão é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil se tratando de importação de carne de frango. Esse primeiro negócio é a abertura de portas e a fixação da nossa bandeira lá”, comemora o gerente da Divisão Comercial Carnes e Derivados, Igor Weingartner.

Ele enfatiza também, que a abertura de um mercado novo envolve muito trabalho e vários setores, desde a habilitação para exportação, até a missão de produzir conforme a especificidade.

Durante o encontro, o presidente Gilberto Piccinini também revelou um dado histórico. O número de funcionários (2.822) ultrapassou o número de associados (2.018). Ele pontua que este dado representa a realidade mundial, se por um lado a quantidade de pessoas no campo diminuiu, por outro, aumentou a escala de produção dos que ficaram.

“Isto demonstra o crescimento das propriedades que se tornaram grandes empresas por meio da produção da matéria-prima e, também permite que a indústria gere mais empregos”, explica.

Novos produtos

A cooperativa foi uma das primeiras indústrias a iniciar a produção de leite UHT no estado. Após, partiu para a produção de leite em pó e creme de leite. Para 2022, a empresa lança outra novidade.

No dia 10 de junho, inaugura a indústria de queijos no Bairro Aimoré, em Arroio do Meio. “A marca Dália tem mercado e estrutura de venda em todo o país. Será mais um produto em nosso portfólio para oferecer aos nossos clientes”, conclui Piccinini.

Em um primeiro momento, a indústria produzirá cinco tipos de queijos.

Eventos alusivos ao aniversário

  • Encontro de Mulheres
  • Escola do Leite, reedição online
  • 2ª edição do livro “Os Destemidos”
  • Homenagem do Instituto do Câncer Infantil
  • Jantar comemorativo com entrega de premiação
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: