Jornal Nova Geração

Curso de boas práticas de combate ao Covid-19 tem grande adesão

Foi grande a procura, nesta segunda-feira (30/03), pelo Curso de Boas Práticas de Combate ao Covid-19, oferecido aos comerciantes e prestadores de serviços de Estrela pelo Poder Executivo Municipal. Cerca de 300 pessoas participaram do primeiro dia do curso, que é uma das exigências para a reabertura do comércio, conforme o Decreto nº 046 editado na última sexta-feira (27/03) pelo prefeito Rafael Mallmann. As edições seguirão nesta terça-feira (31) e se a demanda exigir nos demais dias da semana.

O curso, oferecido pela Vigilância Epidemiológica do município, de forma gratuita, garante ao participante a posse de um certificado. Somente com a fixação deste documento será concedida a liberação para o funcionamento do respectivo negócio. Nesta segunda-feira a iniciativa teve adesão total aos horários propostos. Com duração média de 30 minutos, foi limitada a participação de um representante por estabelecimento e a dez pessoas por turma, respeitando entre outras medidas o distanciamento entre os participantes. Ocorreu simultaneamente na Sala de Treinamentos da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), na Biblioteca Pública Municipal Francisco Reckziegel Assis Sampaio e na Câmara de Vereadores de Estrela. O agendamento para o curso pode ser feito pelos telefones (51) 99333-7487 e 3981-1032. O local e horário são indicados pela por ordem de inscrição e chamada.

Gisele da Silva é representante de uma imobiliária da cidade. Participou de uma das primeiras turmas. E avalia. “Foi muito positivo. Receber orientações mais direcionadas e de base para saber como proceder na volta ao trabalho é muito positivo. Dos cuidados que devemos ter ao recepcionar um cliente, e que não basta apenas usar uma luva ou máscara, como muitos já acreditam”, avalia ela. Os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), Paulo Ricardo Finck, e da Saúde, Elmar Schneider, acompanharam algumas das turmas. “É importante, como administração, buscarmos este equilíbrio entre saúde e economia, e as pessoas compreenderem nosso esforço neste sentido”, afirma Fink. “Queremos atender as demandas, as necessidades dos nossos comerciantes, prestadores de serviços, mas sem esquecermos de preservar o bem estar e a saúde de todos”, completa Schneider.

A recomendação para que os municípios mantenham inalteradas determinações anteriores até o próximo dia 31, inclusive com o fechamento do comércio, é da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), aprovada em reunião dos prefeitos da região realizada na sexta-feira, em Teutônia. A exceção a esta determinação são as farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde, agências bancárias, postos de combustíveis, estabelecimentos de alimentação (mercados, armazéns, restaurantes e padaria), que devem adotar medidas restritivas de acesso ao público e estabelecer e divulgar horário especial de atendimento exclusivo de pessoas do grupo de risco. As lojas de conveniência dos postos de combustível podem funcionar das 7h às 19h, menos aos domingos, sendo proibida a aglomeração de pessoas nos espaços de circulação e dependências dos postos e suas lojas, abertos ou fechados. Igualmente, até nova determinação, não devem funcionar academias de ginástica, clubes sociais, ginásios esportivos, salões de festa, centros comunitários e igrejas. O mesmo vale para casas noturnas, bares e pubs. No dia 31 eles voltam se reunir para reavaliar a situação.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: