Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

CTG Estrela do Rio Grande 1973-2023

Em 1º de dezembro ocorreu o fandango de fundação do CTG, animado pelos “Irmãos Bertussi”

No dia 5 de outubro de 1973, em reunião, foi difundida a ideia de criação de um CTG em nosso município. Neste evento estavam presentes 28 pessoas, entre as quais , um estudante e declamador, que, em forma de versos, sugeriu que “Estrela brilhará no Rio Grande ”. Daí veio o nome “Estrela do Rio Grande”. Seu nome era Álvaro Machado de Mesquita.

Em 17 de outubro de 1973, foi redigida a ata pelo Sr. Germano Walter Schmid, visando a inauguração do CTG, tendo como padrinho o CTG “35” de Porto Alegre. Em 1º de dezembro ocorreu o fandango de fundação do CTG, animado por “Irmãos Bertussi”.

Em 1983, o CTG passou para sede provisória próximo ao Laguinho, na BR 386. Em 1985, no mês de setembro, junto ao Parque Municipal foi Inaugurado o antigo Galpão do CTG.

Em 1996, foi adquirida uma área de terras com área superficial de 3,2 hectares, na Rua Jacob Hallmann, 281, onde construiu-se um galpão de madeira, endereço atual da entidade tradicionalista. Em 1999, com muito esforço, foi construída a pista de rodeios.

O CTG Estrela do Rio Grande sempre teve como propósitos e finalidades divulgar e cultuar tradições gaúchas, desenvolver atividades culturais, artísticas, campeiras e demais festividades de congraçamento tradicionalista. A atual patroa é Aline Possamai.

 


O vice-prefeito Augusto Driemeyer

O professor Augusto Driemeyer foi também subprefeito e vice-prefeito de Estrela. Nascido em 15 de março de 1911, na Linha Schmidt, hoje Westfália, falecido em 4 de dezembro de 1992. Iniciou como professor em Roca Sales, em 1930. Em 1945, foi nomeado subprefeito de Roca Sales.

Nas eleições municipais de 1947, foi eleito vice-prefeito de Estrela, pelo Partido Social Democrático, na chapa de Oscar Leopoldo Kasper, com mandato de 9 de dezembro de 1947 a 31 de dezembro de 1951. Nas vezes que entrou em exercício, empenhou-se na melhoria de estradas, pontes, rede telefônica, eletrificação rural e escolas municipais.

Em 1953, foi novamente subprefeito de Roca Sales (já em campanha emancipacionista). Além disso, foi nomeado Juiz de Paz de Roca Sales, em 1958, pelo prazo de três anos.


Vereador constituinte Írio Brune

Írio Brune – agricultor na linha Ano Bom, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Colinas e legislador constituinte em Estrela, eleito pelo PMDB, em 15 de novembro de 1988, com mandato de 1º de janeiro de 1989 a 1º de janeiro de 1993, presidente da Câmara, em 1989.

A elaboração e promulgação da Constituição Municipal de Estrela foi o trabalho mais importante da 24ª Legislatura, com participação popular. A Lei Orgânica foi promulgada em 4 de abril de 1990. O vereador Irio Brune integrou a Comissão de Justiça e Redação.


Soraia Schwan: Miss Estrela 1997

A Miss Estrela Soraia Schwan foi eleita no concurso realizado em 16 de maio de 1997,  que reuniu 13 candidatas. A 1ª Princesa foi Tatiane Sulzbach, 2ª Princesa – Adines Ferreira e a Simpatia – Tatiana Gross.

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), reuniu cerca de 2 mil pessoas no Parque Princesa do Vale. Na ocasião, foram premiadas, com troféus, as três melhores torcidas, que foram as seguintes: Colégio Martin Luther, Associação de Moradores do Bairro Pinheiros e a E. E. de 2º Grau de Estrela.

O secretário de Esportes e Lazer, Adroaldo Nunes, fez um agradecimento especial aos patrocinadores e todos os que colaboraram para o sucesso do Miss Estrela, destacando a participação das entidades e suas candidatas.


Clínica para alta cirurgia do Dr. Ernesto Emílio Welke

Esta importante clínica, que pertenceu ao Dr. Gabriel Schlatter (1905-1909) e após ao Dr. Giovanni Campelli (1909-1914), Dr. Samuel Luenberger (1914-1919), foi adquirida  pelo Dr. Ernesto Emílio Welke (1919-1929), um cirurgião alemão.

Dispunha a clínica de bem montadas salas cirúrgicas séptica e asséptica, de esterilização, dita para exame de olhos, ouvidos e garganta e consultório médico, estando preparada para qualquer operação de alta ou baixa complexidade.

Instalada com todo o rigor da ciência e higiene, tinha anexa uma farmácia própria.  Milhares de pessoas durante o ano procuravam a clínica, e ali se submetiam a operações, exames, curativos e consultas. Encerrou as atividades em 14 de abril de 1929 quando o Dr. Welke assumiu a direção do Hospital Estrela, inaugurado no mesmo mês e ano. Atualmente no local da antiga clínica funciona o Memorial de Estrela.


Os passos do Rio Taquari

Os passos eram as chamadas ligações entre as duas margens dos rios. No Rio Taquari, até meados de 1960, existiam mais de 15 passos. Iniciavam em Bom Retiro do Sul indo até Muçum.

Os passos eram administrados e concedidos pelos municípios a eles vinculados, que, por licitação pública, entregavam à iniciativa privada para explorá-lo, mediante pagamento anual de pedágio.

A barca transportava veículos automotores ou de tração animal, pedestres, inclusive caminhões de carga. Os barqueiros possuíam bons remos, pulso firme e habilidade prática, para levar sua embarcação que ia dar certinho na outra margem.


Canoísta estrelense André Lúcio Caye

O canoísta André Lúcio Caye ganhou medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1999, disputados em Winnipeg, no Canadá, na modalidade K4 1000m, junto com Carlos Augusto Pimenta de Campos, Roger Caumo e Sebastian Ariel Cuattrin.

Ganhou medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 2003, disputados em Santo Domingo, na República Dominicana, na mesma modalidade, junto com Carlos Augusto Pimenta de Campos, Sebastian Szubski e Sebastian Ariel Cuattrin.

Em 28 de maio de 2001, foi agraciado com o título de Honra ao Mérito, conferido pela Câmara de Vereadores de Estrela. Na foto de 1999, André Caye e Roger Caumo receberam homenagem do então prefeito Leonildo José Mariani.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: