Jornal Nova Geração

Corrida contra o tempo para Bruno

ESTRELA – Em agosto deste ano completa um ano do acidente sofrido por Bruno Sulzbach, de 18 anos. O jovem nutre uma paixão enorme pela mecânica e, em especial, pelas gaiolas, que costumava dirigir e se divertir com os amigos todos os sábados. Foi em um destes encontros que Bruno sofreu um acidente e caiu da ponte sobre a linha férrea entre Estrela e Colinas, próximo a um sítio da família. “Ele conhecia muito aquela área, mas no dia do acidente foram vários fatores que colaboraram, parece que isso estava destinado a acontecer. Ele nem ia andar naquele dia”, conta o pai Claudio Sulzbach.

O jovem dirigia quando a gaiola dele e de mais um amigo atolaram. Ele chamou o pai, que também estava na propriedade, para rebocar os veículos com um Fusca, que Bruno mesmo havia arrumado para Claudio. “Só que o Fusca não ligou, tivemos que empurrar e meu irmão ajudou. Como eu estava terminando um serviço no sítio, meu irmão se prontificou a ir junto, até porque ele nunca tinha andando de gaiola”, lembra.

A gaiola atolada não ligou mais e Bruno, conduzindo o Fusca, rebocou o veículo onde o tio estava. Porém, quando foram passar pela ponte, a gaiola não conseguiu realizar uma curva. “A corda estava comprida demais. A gaiola estava desligada, ou seja, a direção hidráulica não funcionou e acabou que a roda traseira caiu da ponte, porque a dianteira meu irmão conseguiu colocar em cima. O Bruno não viu e meu irmão foi sendo arrastado, até que quebrou os pranchões da ponte e meu irmão despencou, fez um “pêndulo” e puxou o Bruno, que caiu com tudo de uma altura de 15 metros”, recorda. O tio de Bruno também precisou de atendimento médico, mas não teve fraturas graves como o menino.

Volta para casa

Bruno teve algumas fraturas e sofreu um grave traumatismo craniano, com uma Lesão Axonal Difusa severa. Foram 42 dias apenas de UTI, mas regados de muita esperança por parte da família e amigos. Ele está acamado e precisará reaprender a falar, comer e andar. A casa precisou ser adaptada, assim como a rotina, principalmente da mãe Marciane Eidelwein, que é professora do município e pediu redução de carga horária para cuidar do filho. O guincho do Fusca, na época utilizado para rebocar a gaiola de Bruno, hoje é utilizado para movimentar o jovem da cama para o sofá.

Ação entre Amigos

Bruno recebe atendimento diário de fisioterapeuta e auxílio de profissionais, como fonoaudiólogo. A mãe comenta que a família recebe ajuda da prefeitura, como fraldas, dietas líquidas e medicamentos, mas que as consultas com especialistas, demais remédios e outros profissionais ficam por conta da família. Marciane salienta que a maior chance de recuperação ocorre nos primeiros seis meses até dois anos após a lesão. “Ele precisa recuperar o que tem neste tempo. Ele já está muito mais firme, já come uma manga, uma banana, demora, mas come. Acreditamos que vai voltar a andar e não vamos medir esforços. Mas ele precisa do máximo de estímulos. Hoje não temos condições de manter duas fisioterapeutas, por isso a ação (leia quadro), para conseguir manter os profissionais, porque não temos dinheiro para conseguir um advogado e entrar na Justiça.”

Ajude!

A Ação entre Amigos ocorre para custear o tratamento de reabilitação de Bruno. O número, para concorrer a uma Picape Fiat Strada 2008, que é o veículo da família, custa R$ 100. Interessados podem contatar pelos telefones 99574-4198 ou 99666-6027, somente pelo WhatsApp, pois na residência da família não pega sinal de telefone, ou pelo Messenger do Facebook com Claudio Sulzbach.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: