Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Conselhos Tutelares elegem novos titulares no domingo

Votação ocorre em todos os municípios da região e pessoas com situação eleitoral regular podem ir às urnas

Pela primeira vez, a Justiça Eleitoral vai dar suporte às eleições para conselheiros tutelares. Crédito: Divulgação

A região vai conhecer os novos conselheiros tutelares neste domingo, 1º. Os candidatos passaram por etapas seletivas, como provas escritas, para poder concorrer. A organização fica a cargo dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente (Comdica) de cada cidade, sob a fiscalização do Ministério Público (MP).

Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral apoiará o processo em todo o território nacional. A votação ocorre nos mesmos moldes da eleição partidária, é feita em urna eletrônica e cada cidadão apto ao voto deve ir ao local indicado com documento oficial com foto e o título de eleitor. As urnas estarão disponíveis das 8h às 17h.

A escolha dos conselheiros tutelares ocorre a cada quatro anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial – definição que ocorreu em 2015. São eleitos cinco titulares e cinco suplentes, independentemente do porte do município – em cidades com menos de dez candidatos, o número de suplentes fica reduzido. O mandato dos conselheiros será de 2024 a 2027.

A secretária do Comdica de Estrela, Juliane Tomasi, ressalta a importância da participação da comunidade na decisão. “Quanto mais pessoas forem às urnas, maior será o respaldo dos conselheiros para atuar”, diz.

Locais unificados

Para evitar a logística habitual nas eleições partidárias, os municípios estabelecem estratégias para atrair os eleitores. Em Imigrante, por exemplo, a urna será itinerante e passará por três locais – escola da Linha Ernesto Alves (das 9h às 10h), escola de Daltro Filho (10h15 às 12h) e Câmara de Vereadores (13h às 17h).

Teutônia agrupa os eleitores em dez locais, enquanto Bom Retiro do Sul terá cinco pontos para votação. Estrela, Colinas e Fazenda Vilanova terão espaços únicos para as urnas.

Sobre o Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é uma instituição que atua na promoção e proteção dos direitos das crianças e adolescentes. Composto por membros eleitos pela comunidade, serve como um órgão de fiscalização e aconselhamento em casos de negligência, abuso ou violação dos direitos infantojuvenis.
Cada município ou região tem seu próprio Conselho Tutelar, e as eleições são uma oportunidade para que os cidadãos escolham representantes comprometidos com a missão de proteger as crianças em suas respectivas comunidades.

Número de candidatos por cidade

  • Estrela: 10 candidatos
  • Teutônia: 7 candidatos
  • Bom Retiro do Sul: 10 candidatos
  • Colinas: 12 candidatos
  • Fazenda Vilanova: 7 candidatos
  • Imigrante: 9 candidatos
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: