Jornal Nova Geração

SAÚDE

Confirmado primeiro óbito por dengue do RS em 2023

Trata-se de uma mulher, de 49 anos, residente em Bento Gonçalves

Crédito: Divulgação

O Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmou nesta quinta-feira,16, o primeiro óbito por dengue do Rio Grande do Sul em 2023. Trata-se de uma mulher, de 49 anos, residente em Bento Gonçalves, na Serra. A vítima  teve início de sintomas em 9 de março, com febre, dores musculares e de cabelça, náuseas, vômitos, dor abdominal, inapetência e dispneia. A paciente conta com histórico de hipertensão arterial. Ela internou na última terça-feira, 14, e o óbito ocorreu no dia seguinte.

Cenário

Neste ano, já foram confirmados no RS 873 casos autóctones, que são quando o contágio ocorreu dentro do Estado. Já em 2022, o Rio Grande do Sul registrou seus maiores índices da doença em toda sua série histórica. Foram mais de 57 mil casos autóctones, outros 11 mil casos importados (quando o contágio ocorreu fora do Estado) e 66 óbitos em virtude da dengue. Os dados deste ano estão atualizados até esta quinta-feira.

Ações do Governo do Estado

O combate à dengue no Estado teve este ano um investimento extra por parte da Secretaria Estadual da Saúde. Um repasse financeiro no total de R$ 5.535.000,00 foi anunciado em fevereiro aos municípios para a implementação de ações Atenção Primária à Saúde voltadas ao enfrentamento das arboviroses (Dengue, Chikungunya e Zika).

Os repasses são para manutenção e estruturação das ações das Equipes de Saúde da Família e das Unidades de Saúde da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: