Jornal Nova Geração

COLINAS E IMIGRANTE

Começa obra de ciclovia que liga três municípios

Engenheiro detalha aspectos técnicos sobre os trabalhos e aponta uma inovação no traçado. Intervenções começaram por Colinas e Imigrante e a previsão de término é para maio do ano que vem

Obra terá revestimento asfáltico e concreto. Espaço para circulação dos ciclistas com 3 metros de largura, em ambos os sentidos (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A construção da ciclovia turística iniciou no trecho de Colinas. Serão 9,4 quilômetros entre os municípios de Estrela e Imigrante. A partir do início das obras, na semana passada, o governo detalha as próximas etapas para viabilizar a entrega dentro de seis meses. Ao todo, a ciclovia intermunicipal terá 37 quilômetros e deverá ser a maior do RS, com um investimento de R$ 12 milhões do programa Avançar no Turismo.

Os primeiros movimentos são para fazer a remoção de materiais à margem da pista, para facilitar o processo de colocação da base e evitar danos futuros. O trabalho inicial é feito próximo ao limite com Imigrante, que também começou as intervenções na região de Daltro Filho. A fase seguinte tem a demarcação dos trechos onde passará a ciclovia.

As explicações técnicas são dadas pelo engenheiro Rodrigo Bertolini da Rosa. A obra terá movimentações de terras, para o ajuste de subidas e descidas no trecho, além de serviços de terraplenagem e a implementação de sistemas de drenagem para coleta e escoamento de águas pluviais.

O projeto da ciclovia foi estabelecido dentro da faixa de domínio rodoviário do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), mediante permissão. Após o término das obras, será feito o plantio de árvores e flores, pontos de descanso para os ciclistas e iluminação adequada para o esporte.

A ciclovia em Colinas segue o mesmo padrão projetado para os outros dois municípios. A maior parte será feita com revestimento asfáltico e um trecho menor com concreto. O espaço para circulação dos ciclistas será de 3 metros, com faixas em ambos os sentidos.

Inovação no traçado

A ciclovia será posicionada à direita de quem segue no sentido de Colinas a Imigrante. No entanto, um pequeno trecho terá um desvio, em função de uma rocha que o projeto não prevê a detonação. Este espaço terá um arvorismo diferenciado, de acordo com o responsável técnico. “O caminho contará com paisagens surpreendentes, que conectará o ciclista à natureza”, explica Rosa.

Inauguração em maio de 2023

O prefeito Sandro Herrmann comemora o início da obra e projeta o término para daqui a seis meses. O gestor cita que o começo da construção também tranquiliza a comunidade. “Está saindo do papel”, diz. A ideia era poder entregar na época da Páscoa, que tem programação especial em Colinas, mas, ao considerar eventuais contratempos, o planejamento ficou para maio do ano que vem.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: