Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Com irrigação, produtividade da lavoura de milho cresce três vezes, diz Giovane Feltes

Para o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, irrigação pode baixar custo da commodity. Governo pretende buscar mecanismos para implementação

Giovani Feltes, secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Foto: Divulgação)

Com a irrigação, a produtividade da lavoura de milho cresce em até três vezes, afirma o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, Giovane Feltes. A afirmação foi feita em entrevista à Rádio A Hora 102.9, na manhã desta segunda-feira, 16, ao abordar a crise na produção animal, ocasionada pela alta da commodity. O milho é componente fundamental para a ração animal.

“Quem trabalha na área de proteína animal, sofre enormes dificuldades por precisar comprar de outros estados e países, e tem alto custo para a aquisição. Precisamos buscar mecanismos para implementar a irrigação.” Feltes diz que pretende se reunir com as cooperativas ainda em janeiro para trabalhar por soluções à crise.

Cerca 80 municípios decretam situação de emergência

Conforme o secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS, cerca de 80 municípios do estado decretaram situação de emergência devido à estiagem.

Para combater o problema, o governo prepara o auxílio emergencial de R$ 1 mil para famílias de pequenos agricultores, a construção de novas cisternas, recursos para a manutenção e ampliação do número de caminhões-pipa para o abastecimento humano, financiamento com juros subsidiados e renegociação de dívidas, entre outros.

Desde 2019, foram executados 572 microaçudes e 513 poços com apoio do governo ou via convênios firmados com municípios. Novos convênios foram e estão sendo firmados. Na região, o primeiro município a ser contemplado com açudes foi Poço das Antas.

Ouça a entrevista na íntegra

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: