Jornal Nova Geração

Com ensino híbrido, alunos voltam às salas em Estrela

VALE DO TAQUARI – As aulas presenciais foram autorizadas em todo Estado e retornaram, em Estrela, nesta quinta-feira, na rede municipal e privada. Na Estadual, há cronograma de retorno (leia quadro). Imigrante, Colinas e Bom Retiro do Sul iniciam o retorno segunda-feira.
Seguindo protocolos de prevenção previstos na bandeira vermelha, as aulas serão escalonadas e muitos alunos seguirão com atividades parcialmente remotas. É o caso de Ana Gabriela, de 6 anos, que está no 1º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo J. Diel. Ela é uma das alunas em fase de alfabetização, processo prejudicado pelo ensino à distância.
“Minha mãe fica durante o dia com ela, porque eu e meu esposo trabalhamos, eu faço as atividades com ela de noite, mas às vezes ela não tem vontade, porque está cansada e porque é uma escola nova. Minha filha ia na Colmeia, mudou esse ano, então não chegou a conhecer os professores, conhece só dois colegas, então até para as aulas on-line não fica animada, porque não conhece ninguém”, comenta a mãe Amanda Mendes.

Preferência pela escola

Quando houve o anúncio do retorno, Ana demonstrou interesse em ir à escola, mas tem receio de que a aula presencial seja semelhante à remota. “Ela acha que vai ser como é em casa e não gosta muito de como é feito agora. Todo domingo recebemos muitas folhas, vários trabalhos e acaba sendo cansativo para ela. Tem noites que também não consigo ajudar, porque tenho outros compromissos, e acaba acumulando.”

Aulas presenciais no município:

-> Todos os níveis de educação retornaram;
-> Educação Infantil 50% manhã / 50% à tarde – conforme escalamento que será enviado pelos grupos de WhatsApp das escolas;
-> Ensino Fundamental – conforme rodízio semanal (50% da turma em uma semana / 50% da turma em outra);
-> Contatar a escola para mais informações.

Calendário aulas presenciais da Rede Estadual

• 3 de maio – Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
• 5 de maio – 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
• 7 de maio – Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
• 10 de maio – 1º ano do Ensino Médio
• 12 de maio – 2º e 3º anos do Ensino Médio
• 13 de maio – Ensino Técnico e Curso Normal

Mãe vira professora

Amanda disse que durante este tempo sem aulas presenciais e até durante o ensino híbrido consegue tranquilamente ensinar a filha, mas que encontra dificuldade no Inglês. “Porque eles já tem essa disciplina agora e nós tínhamos a partir da 5ª, 6ª série, e é bem complicado para pronunciar, então recorro ao Google, mas acaba não sendo da mesma forma que a gente fala, então isso está bastante complicado”, diz.
A mãe se diz contente com o retorno e acredita que a filha terá mais avanços no aprendizado dentro da escola. “É o momento de voltar sim, os professores precisam ser vacinados. No colégio, ela se desenvolve melhor como pessoa, porque convive com outras crianças.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: