Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Com antigas e novas atrações, Delícias da Colônia completa 20 anos

Um dos roteiros mais tradicionais do Vale foi lançado em 2002, em Estrela. Composto também pelos municípios de Colinas e Imigrante, exalta gastronomia e cultura típica

Integrante do roteiro, Sonora Bier Rock recebe milhares de pessoas por mês (Foto: Divulgação)

Exaltar a gastronomia e espaços históricos da região. Há 20 anos, o roteiro turístico Delícias da Colônia foi criado na intenção de fortalecer o turismo na região. Composto pelos municípios de Estrela, Colinas e Imigrante, hoje é o itinerário é o mais antigo em atividade do Vale do Taquari. O itinerário foi idealizado pelo servidor da Secretaria de Cultura e Turismo de Estrela, Antônio Veloso.

Após a entrada e saída de alguns empreendimentos, o roteiro turístico segue movimentando milhares de visitantes por mês. Entre os atrativos que reproduzem as culturas germânica e italiana, estão presentes casas antigas em estilo enxaimel, diversas especiarias culinárias e bebidas artesanais.

A turismóloga e presidente da Associação Turística Regional Delícias da Colônia (Aturdec), Tati Gärtner, destaca que entre as entradas e saídas do roteiro, é possível perceber a visibilidade que o Delícias da Colônia ganha a cada dia. Atualmente com 13 pontos de visitas, a expectativa é que o grupo aumente, visto que a procura entre os turistas aumentou.

“Temos um roteiro que em 20 anos não parou. Mostramos a nossa história, nossa cultura e nossa culinária. Estamos mais fortalecidos e quanto mais união, mais sucesso teremos”, destaca a turismóloga. Ela ressalta que o sucesso do roteiro é um alívio para os que iniciaram neste ideal. “As pessoas não acreditavam no investimento em turismo. Mas fomos ganhando visibilidade com o trabalho da associação”, comenta. Tati destaca que hoje o turismo é fonte de renda aos empreendedores, além de impulsionar o desenvolvimento das cidades.

Pontos consolidados

Entre os pontos turísticos que fazem parte desde o início do roteiro, o Convento Franciscano São Boaventura, em Imigrante, é considerado um ponto de paz para os visitantes. Construído na década de 1940, é um local histórico que possui a única capela em estilo medieval do Brasil.

Os amantes da natureza também encontram estabelecimentos em que podem explorar o meio ambiente, o ar livre e descobrir novas plantas. O município abriga o Cactário Horst é o maior cactário da América Latina em variedades de cactos e suculentas.

A Cascata das Orquídeas é um espaço ao ar livre, com trilhas ecológicas, orquídeas e outras flores que são cultivadas para venda. A casa estilo enxaimel, com aproximadamente 200 anos, é uma das mais antigas do Vale do Taquari. Com diversas ofertas, como café colonial e piquenique, o local segue em ampliação.

Segundo Silvane Lagemann Caio, sócia do local, um museu voltado às viagens pelo mundo está em fase de construção. E ela garante que tem outros projetos prontos para serem lançados. Ela destaca que participar do roteiro auxiliou no processo de expansão do local. “Isso nos tornou mais conhecidos, tanto a nível de estado, como de país. Um ponto turístico não faz turismo sozinho”, avalia.

O roteiro segue até o município de Colinas. Próximo à antiga estação férrea, está a Casa do Artesão, que reúne artesanatos, produtos agroindustriais e o tradicional Café da Colônia. Já em Estrela, um dos locais fundadores do roteiro: O Alambique Berwanger. No porão da casa, turistas podem conhecer o processo de produção de cachaças de cana-de-açúcar e licores, além de experimentar as bebidas.

Novas delícias

Desde 2021, o projeto conta novos empreendimentos, desde locais que destacam a culinária, até espaços para hospedagens. Desde agosto deste ano, o Sonora Bier Rock, em Estrela, integra o roteiro e recebe milhares de pessoas no mês. O local é uma cervejaria que conta com espaço ao ar livre, apresentações de música ao vivo, bem como bebidas artesanais e culinária típica alemã.

Adriano Prediger, proprietário do Sonora, destaca que fazer parte do roteiro fortalece o nome do empreendimento. Entre os novos locais estão, Klein Meliponário, Restaurante Estaleiro, Pousada Steinhaus, Espaço Koloniehof, Morro Thomas, Taigi Garden e Pitéu do Woody.

Evento comemorativo

Em celebração aos 20 anos do roteiro turístico, os empreendedores se reuniram na noite dessa quinta-feira, 17, no Sonora Bier Rock. Durante a festividade, produtos que compõem o roteiro, como cervejas, cachaça, cucas, salames e bolinho de batata foram servidos aos convidados. Para aprofundar a experiência do roteiro, o diretor administrativo do Convento Franciscano São Boaventura, frei Blasio Kummer, concedeu bênção aos presentes no evento.

Os Grupos Folclóricos de Estrela também animaram a comemoração e dançaram ao som da Banda de Estrela. Ao final, o tradicional brinde “Arriba, abajo, al centro, y adentro!” com as cachaças do Alambique Berwanger finalizaram as comemorações. A saudação geralmente é feita com os turistas ao final da visita no local.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: