Jornal Nova Geração

Colinas, Estrela e Imigrante têm percentual de vacinados maior que o RS e Brasil

ESTRELA – O monitoramento da imunização da Covid-19, feito pela Secretaria da Saúde, aponta que Colinas, Estrela e Imigrante já alcançaram maior percentual de vacinados com a primeira dose do que o Rio Grande do Sul e o Brasil (leia quadro).

Colinas, por exemplo, ultrapassou a marca de 25% dos moradores imunizados. A secretária de Saúde, Angelita Herrmann, destaca que a equipe entendeu a importância de ter os idosos em segurança. “Temos 30% da população acima de 60 anos e não queríamos que o momento da vacina fosse de aglomeração, por isso fomos até as casas. A gestão tem sido muito parceira desde o início, ouvindo e apoiando e, graças a isso, temos uma incidência muito maior de casos (porque testamos e pagamos o PCR, sem enviar para o laboratório do Estado). Porém temos percentuais muito menores de hospitalizações e óbito.”

De acordo com a secretária, enquanto no Brasil a taxa de mortalidade é de 2,5% e no RS de 2,3%, em Colinas ela é de 0,21%, com somente um óbito. “E sentimos muito por esta perda.”

Novas ações

Em Estrela faltam poucas faixas etárias para que o município conclua a vacinação dos idosos, mas enquanto aguarda a chegada de novos lotes, o foco é a segunda dose, que na segunda-feira foi aplicada no grupo com 74, 75 e 76 anos. Nova etapa ocorre neste sábado, dia 17, para quem possui 73 e 72 anos, das 8h às 12h.
O secretário de Saúde, Celso Kaplan, destaca que o percentual de vacinados é ainda maior que o divulgado pelo Estado e ultrapassa 20% da população com a primeira dose. “Isso é um esforço de equipe, planejamento e empenho. A população também está muito consciente da necessidade do comparecimento e temos um baixo índice de abstenção. Dedicamos esses bons resultados às equipes de saúde e ao Lions Clube.”

Avanço em Imigrante

Secretária de Saúde de Imigrante Joice Horst salienta que a busca ativa das agentes de saúde foi fundamental para divulgar a campanha da vacinação, tanto por conta do contato telefônico como presencial. As agentes também auxiliaram as enfermeiras no processo da vacinação. Em complemento, durante o mês de março, incluindo os dias iniciais de abril, a unidade do Centro de Saúde foi aberta no sábado, inclusive para vacinação contra a Covid-19 e coleta de PCR, o que gerou bons números, que somados à outras ações como aplicação à domicílio e drive-thru, resultaram no avanço da aplicação de doses.

Primeira dose

Colinas: 27%
Imigrante: 21%
Estrela: 18,7%
RS: 16,6%
Bom Retiro do Sul: 16%
Fazenda Vilanova: 12,9%
Brasil: 11,5%

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: