Jornal Nova Geração

CONEXÃO

Chegada de altas temperaturas exige cuidados com o corpo

Desde adequações na alimentação, aumento do uso do protetor do solar e controle de exposição ao sol, profissionais explicam como se adaptar ao período

Crédito: Divulgação

Quase diariamente, Paola Horst Alves, 18 anos, mantém a rotina diária de dieta e exercícios, principalmente ao ar livre. Mas com a chegada do verão e as altas temperaturas, a moradora de Fazenda Vilanova percebe a necessidade de adequar algumas ações e intensificar cuidados no período em que o calor exige mais atenção.

Com foco no atletismo, Paola segue orientações para elevar o desempenho nas corridas. O plano alimentar também exige comprometimento. Desta forma, ela faz adaptações na rotina para não sofrer com a forte exposição solar e estabelece metas para manter a hidratação durante o dia a dia, bem como evita a ingestão de bebidas quentes.

“Eu sigo o que é proposto pelo meu nutricionista e sempre busco maneiras de inovar, fazendo receitas novas para não enjoar do habitual. No verão mudo a dieta na parte da manhã, evito café e tenho meta de beber 2,5 litros de água por dia”, relata.

Para manter os treinos de corrida em dia, a atleta também costuma acordar entre 5 e 6 horas para garantir a execução da atividade física nos horários recomendados. “Tenho treinos curtos e longos, bem variados. Então vou sempre antes do sol ficar forte”, conta. Além disso, Paola reforça a importância do uso do filtro solar durante as atividades.

Exposição solar e pele

Diante das altas temperaturas no Rio Grande do Sul, a Sociedade Brasileira de Dermatologia emitiu alerta para destacar os cuidados durante a exposição solar intensa. A dermatologista Analupe Webber enfatiza a aplicação prévia do filtro solar em casa, de 30 a 40 minutos antes da exposição solar, para otimizar a absorção. Também recomenda o uso de protetores específicos para esportistas e sugere o filtro físico para quem se expõe ao sol.

“A primeira aplicação do filtro, antes de sair, deve ser cuidadosa. É crucial que a escolha do filtro esteja alinhada às características da pele. Pessoas com pele mais seca podem preferir um filtro mais oleoso, enquanto outras podem optar por opções mais secas. O uso de filtros em spray também é uma boa alternativa”, acrescenta a dermatologista.

Cuidados também devem ser redobrados com as crianças, que devem evitar a exposição direta ao sol. Em entrevista à Rádio A Hor 102,9, o dermatologista Sandro Gularte Duarte alerta para a necessidade do protetor solar nos mais novos, principalmente porque a radiação é cumulativa ao longo dos anos.

Outra opção são as camisetas com proteção UV, já que muitas crianças não têm paciência para protetores em creme ou spray. Além disso, a entrada e saída constante da água, na piscina ou na praia, também comprometem a proteção.

Alimentação pode ser aliada

A nutricionista Kátia Barbieri destaca que diante das altas temperaturas é importante buscar alimentos mais leves, refrescantes e saudáveis. Segundo ela, há opções que podem ajudar a enfrentar o calor de forma mais equilibrada. Além disso, ela ressalta a necessidade de manter o corpo bem hidratado, com ingestão de aproximadamente dois litros de água ao dia.

“É comum que muitas pessoas negligenciem o equilíbrio nutricional nesta época, entregando-se a muitos sorvetes calóricos, bebidas alcoólicas, entre outros. Porém, é possível manter uma rotina nutritiva que pode ajudar nesse clima quente. Saladas coloridas, alimentos ricos em água, sucos naturais e smoothie são sempre uma boa opção”, afirma.

Período para explorar o esporte

O verão é uma estação convidativa para a prática esportiva ao ar livre, seja pela exposição maior do corpo, pelo ar fresco da manhã e pelo fato dos dias no verão serem maiores, afirma o profissional de Educação Física Juliano Martins Santiago. “Acredito que isso estimula as pessoas a se exercitarem.’

No entanto, a prática esportiva também exige cuidados neste período. “Essa atenção inicia com a escolha do horário. São indicados no início da manhã, à tardinha e à noite, devido a diminuição do calor. Também é recomendado o uso de roupas leves e tênis adequados, uso de boné, óculos de sol, bem como o protetor solar”, destaca Santiago.

Além disso, o período de veraneio também abre outras possibilidades dentro do esporte, como atividades aquáticas, vôlei de praia, beach tênis e stand up. “O esporte deve ser um hábito regular, pois nos proporciona desde dormir melhor até a sensação de bem-estar. A prática deve ser regular em todas as estações do ano para que possamos ter uma vida mais saudável”, conclui.

Dica da nutri

Kátia Barbieri, nutricionista

  • Alimentos ricos em água podem ser incluídos na alimentação do dia a dia: pepino, pimentão, tomate, melão, melancia, laranja, morango, pera, maçã, ameixa, pêssego, uva e abacaxi.
  • O pepino, por exemplo, é composto por cerca de 96% de água e pode ajudar a manter o corpo hidratado. Pimentões e tomates são ricos em vitaminas, além de possuírem alto teor de água.
  • O melão e a melancia são frutas conhecidas pelo alto teor de água, proporcionando hidratação e sabor ao mesmo tempo. Morangos, peras, maçãs, uvas e abacaxis também são ótimas opções, pois contêm boa quantidade de água e nutrientes essenciais ao organismo, além de serem ótimas combinações para o preparo de sucos naturais.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: