Jornal Nova Geração

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL

Certificação do APL torna o Vale mais competitivo

Com oficialização pelo Estado, empresas do segmento dos alimentos e bebidas terão direito a benefícios fiscais por atuar na região, linhas de crédito de instituições financeiras e acesso a programas de inovação

Arranjo Produtivo Local tem 26 empresas inscritas. Homologação pelo Estado garante benefícios à cadeia produtiva (Foto: Filipe Faleiro)

O governo do Estado publicou no Diário Oficial de ontem a certificação do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas. Essa homologação significa uma mudança de patamar das indústrias ligadas ao grupo formado dentro da Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT).

Essa confirmação facilita o acesso a crédito em instituições financeiras, participação de programas governamentais de incentivo, entre outros benefícios. A organização da APL começou faz oito meses.

Conforme a coordenadora, Aline Eggers Bagatini, o Vale terá uma vantagem competitiva, com possibilidade de atrair investimentos tanto na área de atuação quanto de empresas ligadas a atividade, como de embalagens por exemplo.

“Agora unimos empresas dos mais diversos portes em uma organização. O Vale tem muito a ganhar com isso. Pela diversidade de ações, temos uma tendência de ampliar nossa representatividade na área de alimentos e bebidas”, afirma.

De acordo com ela, é possível desenvolver estratégias pontuais para trazer programas de inovação, de formação da mão de obra, de uma forma mais ampla e ágil entre os participantes da APL. Com a certificação, os próximos passos envolvem o plano de ação, com movimentos voltados ao aumento da competitividade para as empresas locais. Entre as estratégias, a primeira será de comunicação entre todas as associações comerciais da região. “Queremos levar o projeto aos representantes dos empresários e buscar mais participação no APL.”

Neste primeiro momento, 26 empresas devem integrar o APL. A composição vai desde pequenos negócios locais a marcas com reconhecimento nacional e vendas em outros países. Durante dois anos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dará suporte, com um projeto de governança e estudo sobre a cadeia de alimentos da região.

Esse mapeamento tem o propósito de identificar as deficiências e os potenciais nos segmentos de leite, carnes, cereais, erva-mate, bebidas, entre outros.

A certificação da APL Alimentos e Bebidas foi o último ato oficial do secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Edson Brum. Ele deixou a função na manhã de ontem. O novo responsável, nomeado ontem pelo governador Ranolfo Vieira Jr. foi Joel Maraschin.

Benefícios do APL

  • Compra conjunta de insumos às fábricas;
  • Oferta de cursos pra qualificar a mão de obra;
  • Benefícios tributários por meio do Fundopem;
  • Recursos e competências especializadas em escala, facilitando a capacitação produtiva e tecnológica;
  • Acesso a financiamentos e suprimentos;
  • Venda da produção das empresas participantes de forma conjunta;
  • Uso de técnicas, de conhecimento conhecimento voltados à redução de custos.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: