Jornal Nova Geração

BOM RETIRO DO SUL

Certel anuncia usina hidrelétrica na Barragem Eclusa

Investimento será de R$ 250 milhões. A construção da estrutura gerará 500 empregos

Foto: Felipe Neitzke

O presidente da Certel, Erineo Hennemann, anunciou que a cooperativa irá implantar uma usina hidrelétrica na Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul. A informação foi divulgada em reunião na sede da concessionária de energia, em Teutônia, na manhã desta quarta-feira (24).

O investimento será de R$ 250 milhões, com a geração de 500 empregos durante a construção, que deve durar cerca de três anos.

A estrutura vai gerar 35 mil megawatts e ter vazão de 440 metros cúbicos de água por segundo, a maior do Vale do Taquari. Espera-se que a usina gere até 20 vezes mais energia do que a estrutura hoje instalada no Rio Forqueta. A energia será escoada via Venâncio Aires, através da subestação de Estrela.

A Fepam aguarda apenas a liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para efetivar as licenças ambientais para a obra. A secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kaufmann, afirmou esse processo deve durar de um a dois meses, com liberações diferentes para as linhas de transmissão e as turbinas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: