Jornal Nova Geração

ESPECIAL

Cerca de 60% da população adulta não concluiu o ensino básico

Na microrregião, pessoas com mais de 45 anos representam a maior parte do eleitorado com Ensino Fundamental incompleto. Escolas oferecem Ensino de Jovens e Adultos (EJA) como alternativa para aumentar o índice de formação completa

Ensino Médio completo permite melhor inserção no mercado de trabalho. Maior parte das vagas de emprego abertas na microrregião exigem a formação (Foto: Arquivo A Hora)

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo menos 34,6% do eleitorado na microrregião não possui Ensino Fundamental completo. O número chega a 61% quando o assunto é escolaridade básica, correspondente ao Ensino Médio. No RS, os índices representam 28,8% e 16,7% da população adulta, respectivamente.

A variação dos dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 atesta a melhora da permanência dos alunos em sala de aula em relação ao Ensino Fundamental, no entanto, mantém a mesma média do Médio. Em Fazenda Vilanova, cerca de 65% não haviam completado a primeira etapa de ensino, enquanto em Estrela, o número representa 46% dos cidadãos.

Pessoas com mais de 45 anos representam grande parte desta parcela de 34,6%. A coordenadora adjunta da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Regiane Mallmann, ressalta que hoje existem incentivos para que os jovens continuem os estudos e concluam o Fundamental e o Médio. Grande parte da população acima dessa idade que não completou os estudos, por vezes não tiveram oportunidade.

“Essas pessoas tinham outras obrigações, o que faz esse índice de Ensino Fundamental incompleto subir. Hoje, estratégias de permanência e aprendizagens são prioridades, bem como há incentivos para os estudantes. Temos casos de alunas que ficaram grávidas, pausaram, e depois retornaram à vida escolar por meio do Ensino de Jovens e Adultos”, afirma Regiane.

A coordenadora também pondera as exigências do mercado de trabalho. “Hoje as oportunidades cobram essa formação mínima, então são várias oportunidades de concluir a escolaridade básica e seguir se qualificando”, destaca.

Manter os jovens em aula

O desafio de estancar a evasão escolar exige criatividade da rede de ensino e dos professores. Regiane afirma que uma forma de garantir a conclusão dos estudos, é aproximar a grade curricular da realidade dos alunos e flexibilizar os horários.

“Quando retornam às salas de aula, devemos trabalhar para mantê-los, seja com a flexibilização de horários ou atendendo outras necessidades”, aponta a coordenadora.

Ainda que os dados em relação ao Ensino Fundamental incompleto tenham diminuído drasticamente, a segunda etapa manteve uma variação de até 22%, em 2010, para 9,6% em 2022.

Segunda chance

O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é uma opção para as pessoas que desejam concluir o ensino básico. Em Bom Retiro do Sul, duas escolas estaduais oferecem aulas para ensino Fundamental e Médio. A Escola de Brasília e o Colégio Jacob Arnt seguem com inscrições abertas para a população acima de 15 e 18 anos que precisam concluir os estudos.

O diretor do Jacob Arnt, Rafael Schuh, ressalta a maneira flexibilizada que os professores trabalham em sala de aula. “Nosso foco é garantir a oportunidade para as pessoas que não conseguiram finalizar esse ciclo. Muitas mulheres nos perguntam se podem levar filhos, porque não tem com quem deixar, e claro que pode. Quando a população dá continuidade aos estudos, quem ganha é a sociedade”, aponta.

Schuh também avalia a relação dos estudos com o impacto no mercado de trabalho. Segundo ele, pessoas que passaram pelo Jacob Arnt e que concluíram o básico conseguiram oportunidades melhores. Hoje, a instituição oferece uma turma para cada série, com duração de seis meses cada.
Em Estrela, a administração municipal oferece aulas do EJA para o público que deseja concluir o Ensino Fundamental. Um programa lançado esse ano, em parceria com o IFSul Lajeado, garante que os estudantes sejam formados em “Assistente de Administração”. A formação gratuita ocorre na escola municipal Leo Joas.

Os municípios que não possuem a modalidade na rede de ensino, oferecem transporte para deslocamento. A Secretaria de Educação de Fazenda Vilanova transporta cerca de dez alunos até Bom Retiro do Sul. O secretário explica que a demanda pela formação é baixa e que por isso a rede municipal não oferece a formação. “Para que a população conclua essa etapa, fornecemos a locomoção de forma gratuita. O município possui um dos maiores índices de escolaridade incompleta.

Outras opções disponibilizadas pelo Estado são aulas no Núcleo Estadual de Educação (Neeja) e Provas Encceja, que permitem a realização de um exame para certificação de cada competência curricular.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: