Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Censo entra na reta final com déficit na pesquisa

Imigrante é o município com o maior atraso na aplicação dos questionários, com 47% da população entrevistada. Para contornar o problema, coordenadores apostam em bonificações para trabalho nos fins de semana e feriados, e busca ativa por moradores

Encontrar população em casa no horário comercial é um dos maiores desafios de recenseadores (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

A coleta de dados para elaboração do Censo 2022 segue em ritmo lento na microrregião. A exemplo do que ocorre no restante do estado e no país, os baixos índices desafiam os coordenadores, assim como a dificuldade para encontrar mão de obra para aplicação dos questionários. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou por duas vezes o término dos trabalhos – o prazo final estabelecido é 28 de dezembro.

As equipes avaliam que a principal barreira para que os números não avancem na região é a receptividade do público-alvo. “É difícil encontrar as pessoas em casa em horário comercial”, relata o coordenador da pesquisa na regional do IBGE em Lajeado, Paulo Hamester.

Esta resistência da população é identificada principalmente nas áreas urbanas. “Muitas vezes, mesmo fora do horário ou no fim de semana, com as pessoas em casa, elas não atendem o recenseador. Se sentem incomodadas, pedem para voltar em outra hora e por vezes até se recusam a responder”, acrescenta Hamester.

Dos cinco municípios, o mais atrasado é Imigrante, onde menos da metade da população estimada foi entrevistada pelos recenseadores. “Demoramos para conseguir alocar recenseadores na área urbana, e mesmo pequena, a população acaba se concentrando nesta região”, explica o coordenador. Ele também menciona que a pesquisa na zona rural já foi concluída. “Temos um recenseador que começou há duas semanas e temos mais uma que iniciou nesta semana”, diz.

Busca ativa pelos moradores

Em Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova, que pertencem à regional de São Jerônimo, a coleta prossegue. O coordenador local Alexandre Pedroso Filho aponta que nos municípios é mais fácil encontrar as pessoas e que a busca pelos que não foram entrevistados ocorre de forma ativa. “Temos um trabalho de divulgação para que essas pessoas entrem em contato ou procurem os postos de coleta. Pode acontecer de alguém achar que não foi visitado.” Ele cita que também teve dificuldades para contratar pessoal, por falta de interesse na função.

Incentivos para maior produtividade

Para avançar com a pesquisa, os recenseadores recebem premiações por trabalhar nos feriados e fins de semana, inclusive com bonificações financeiras. A medida também serve para manter os pesquisadores engajados no processo. Hamester volta a utilizar Imigrante como exemplo, ao lembrar um problema grave nesse sentido. “No primeiro mês de coleta em Imigrante, estava tudo parado. Começamos com um recenseador que produzia muito pouco, depois puxamos outro de Colinas. Aí começou a render”, relata.

Informações sobre o Censo

  • Para confirmar se uma pessoa é ou não entrevistador do IBGE, o órgão disponibiliza ferramentas virtuais para verificação dos dados da pessoa, como matrícula, CPF ou RG. As informações estão nos crachás dos profissionais e podem ser solicitadas pelos entrevistados.
  • Em média 70% da população dos municípios terá que responder ao questionário simplificado, com dados básicos. Na microrregião, o município com o menor percentual de respostas ao questionário detalhado é Estrela, com 10%, e o maior recorte da população é em Colinas, com 50%.
  • O fato de não responder ao Censo 2022 não implica o bloqueio bancário de aposentadorias ou cancelamento de prova de vida de segurados do INSS. Não existe relação entre responder ou não ao Censo 2022 e a perda e/ou bloqueio de proventos, aposentadorias e benefícios. As informações prestadas ao Censo 2022 são confidenciais e o sigilo é garantido por lei.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: