Jornal Nova Geração

VALE DO TAQUARI

Censo Demográfico visita mais de 21 mil domicílios da região

Coleta de dados iniciou nesta semana. Das 58 vagas disponíveis para recenseadores em Estrela, Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul, Colinas e Imigrante, 45 foram preenchidas

Esta é a primeira vez que Vanderlei atua como recenseador, em Estrela (Foto: Larissa Santos)

Com déficit de profissionais, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deu início, na segunda-feira, 1º, à coleta de dados do Censo Demográfico 2022. Cerca de 21,4 domicílios serão visitados até 31 de outubro em Estrela, Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul, Colinas e Imigrante. Nesses municípios, das 58 vagas disponíveis para recenseadores, 45 foram preenchidas.

Conforme o coordenador censitário da subárea de Estrela, Jonas Werle Arenhart, três processos seletivos foram abertos para a contratação temporária dos profissionais. Mesmo com o déficit, é importante que o levantamento seja feito dentro do prazo inicial. “Se estendermos demais, isso pode afetar a qualidade da pesquisa. No entanto, caso seja necessário faremos porque a prioridade é que todos sejam entrevistados”, afirma.

Segundo o coordenador de Área do IBGE, Alexandre Pedroso e Pedroso Filho, em Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova, os supervisores acompanharam os primeiros registros de domicílios e algumas entrevistas a fim de garantir que os recenseadores iniciassem os trabalhos de forma orientada. “Nas próximas semanas devemos convocar mais candidatos para serem treinados e contratados, para completar a equipe que vai atuar nos municípios”, salienta.

Nova experiência

Vanderlei Simonetti, 48, trabalha à tarde e à noite como operador de empilhadeira e, como forma de complementar a renda, se inscreveu para participar do Censo Demográfico pela primeira vez. “Vai ser um desafio. A gente fez o treinamento e percebeu o quanto é prático. Eu sou tímido, então é uma oportunidade de superar isso. É uma nova experiência”, ressalta.

Domicílios a serem visitados

  • Estrela: 11,7 mil
  • Bom Retiro do Sul: 5,8 mil
  • Fazenda Vilanova: 2 mil
  • Imigrante: 1,1 mil
  • Colinas: 857

Formas de confirmar a identidade dos recenseadores

  • Crachá
  • Colete
  • Boné
  • Aparelho que ele realiza a pesquisa
  • Morador pode buscar a confirmação pelo site Respondendo IBGE. É necessário inserir o número da matrícula

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: