Jornal Nova Geração

COLINAS

Casinhas na praça impulsionam o turismo

Espaços funcionam aos finais de semana, a partir das 14h. Comércio, cultura e agroindústria familiar estão entre os empreendimentos

Os espaços públicos da Praça dos Pássaros, conhecidos como “casinhas”, estão ocupados por empreendimentos locais desde o dia 25 de outubro. Além de impulsionar o comércio local, o objetivo é criar um ponto de encontro para a comunidade e os turistas. A seleção dos empreendimentos foi feita pelo Executivo, com auxílio do Conselho de Turismo, que estabeleceu critérios

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Edelbert Jasper, manter a praça com atividades comerciais é fundamental para atrair os visitantes e os munícipes. Segundo ele, é notável o aumento de frequentadores na Praça dos Pássaros.

Entre os critérios de seleção, a responsabilidade de manter o espaço em funcionamento aos fins de semana, das 14h às 18h. Jasper relata que alguns proprietários também atendem durante os dias úteis. “Antes, as casinhas só funcionavam quando ocorria evento na praça. Hoje têm empreendedores mantendo o local em evidência”, afirma.

Das oito casinhas disponíveis, três foram destinadas para agroindústrias familiares, duas para o setor de lanches e bebidas, duas para o comércio em geral e uma para entidade cultural. O Centro Cultural Morgenstern ocupa o espaço oferecido para cultura. A entidade utiliza o lugar para prestar informações turísticas, comercializar souvenirs do município e evidenciar a cultura alemã.

O presidente do Centro, Cézar Luiz Buth, ressalta a importância de tornar a praça um espaço de convivência da comunidade, além de reunir visitantes. Para ele, essas ações fortalecem o setor e possibilitam que os empreendimentos do município tenham uma fonte de sustento. “A entidade está colocando-se à disposição para ser o grande parceiro cultural e de eventos da cidade”, afirma.

A entidade vai apresentar danças folclóricas, música ao vivo e teatro. O secretário-geral do Centro Cultural, Fabrício Kortz, acredita que a praça tem potencial para ser um atrativo local. “As lancherias, as agroindústrias com seus produtos diferenciados, o artesanato são fundamentais nesse o fortalecimento turístico”.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: