Jornal Nova Geração

Cartório reforça cuidado e proteção aos animais

Autoridades prestigiaram inauguração do Cartório Especializado no Combate aos Crimes Ambientais (Foto: Larissa Santos)

Todos os dias, ONGs, setor de Meio Ambiente e Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) recebem denúncias de maus tratos contra animais. Com o selo Delegacia Amiga dos Animais, a Polícia Civil de Estrela também se engajará nas denúncias mais graves, onde precisa de autuação e recolhimento dos animais. 

Há 16 anos, a vereadora e ativista, Tiane Cagliari, fundou a ONG Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa). Desde então, verifica, em parceria com voluntários, a situação das denúncias conforme a gravidade, como doenças e atropelamentos. 

O Cartório Especializado no Combate aos Crimes Ambientais, inaugurado na sexta-feira, dia 25, na Delegacia de Estrela, investigará casos referentes à crueldade animal, mas também crimes ambientais. “A gente vive em um momento que o meio ambiente está muito depredado. Quanto mais envolvimento, multas e prisões, maior será a conscientização das pessoas. Nossa expectativa é de que o índice diminua. É um grande passo para a causa animal e ambiental no município”, afirma Tiane. 

Parceria

Por meio de um convênio, o governo municipal irá ceder dois estagiários para colaborar com os atendimentos. A atuação é focada nos crimes contra a fauna e a flora e os maus tratos a animais de estimação.

De acordo com o delegado Juliano Stobbe, a Polícia Civil sofre com a falta de efetivo, mas em contrapartida, possui excelentes profissionais, ainda que sejam poucos. “Felizmente temos uma grande parceria com o Legislativo e Executivo. Neste momento, o cartório será ocupado por um estagiário, que terá o apoio direto de um policial escrivão”, conta.

A partir de agora, o processamento será mais rápido, bem como o trabalho de prevenção, repressão e fiscalização. “Não quer dizer que os demais crimes ficarão impunes ou terão menor prioridade. Apenas atuaremos com mais rapidez na causa ambiental também”, observa.

“Lutamos pela vida”

A secretária estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Regina Becker, esteve presente na inauguração do cartório. Há mais de 40 anos é militante da causa animal. Foi pioneira na luta no Rio Grande do Sul e primeira deputada a defender o tema. Por isso, enfrentou vários preconceitos.

“Parece que nossos esforços são de menor valor, mas é o contrário. Lutamos pela vida, sustentabilidade do planeta e nos preocupamos com o futuro. Essa militância tem uma origem, que é poder sentir os seres vivos de uma forma diferente e entender que em cada olhar tem um pedido de ajuda”, afirma.

Referência para outras cidades

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, ressalta a importância de proteger a vida do ser humano e dos animais. Para ele, a Polícia Civil é a “delegacia amiga” da comunidade. “Agora tem um setor específico para esses casos. É mais um passo de vários que damos em parceria com outros órgãos”, frisa.

Pioneiro no Vale do Taquari com o cartório, Estrela será referência para outros municípios. “Tenho certeza de que outros prefeitos pensarão em formatos como estes, de como cuidar melhor dos animais”, finaliza.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: