Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

Câmara Júnior de Estrela em 1973

Com 25 membros fundadores, a primeira diretoria foi constituída em grande evento no Pavilhão Padre Lauro

Em 1973, foi instalada a Câmara Júnior de Estrela. A festa ocorreu no Pavilhão Padre Lauro com a presença de representantes de diversos municípios e convidados especiais.

Com 25 membros fundadores, a primeira diretoria foi assim constituída: Remo John (presidente); Adilson Fauth (vice-presidente); Jaime Braun (secretário); Osmar Diehl (2º secretário); Anselmo Eckert (tesoureiro); Gilberto Fischer (2º tesoureiro).


Henrique Uebel
O Homem Orquestra

O “Homem dos Sete Instrumentos”, nascido agricultor em Estrela, ainda moço, passou a dedicar-se à música.

Ele mesmo fabricou o aparelho para tocar sete instrumentos musicais, simultaneamente. O “Homem Orquestra” notabilizou-se na estreia com seu aparelho durante a Exposição do Centenário Farroupilha, em 1935.

Em 1955, apresentou-se na TV em São Paulo e depois no Rio de Janeiro, além de Paraná e Santa Catarina. Apresentou-se na Argentina, Paraguai, Alemanha, Áustria, Suíça, França, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Luxemburgo. Morreu em 1973, sepultado no cemitério evangélico de Estrela.


Ewaldo Schneider
Educador do Ano em 1976

A promoção em que foi escolhido o Educador do Ano em 1976, foi organizada pela Câmara Júnior, visando homenagear os professores de Estrela.

O professor Ewaldo Schneider, com 33 anos de idade na época, com destacada liderança comunitária na Linha Geraldo, foi escolhido o Educador do Ano, recebendo um cartão de prata.

Na mesma oportunidade, mais oito professores foram homenageados com o título de Destaque em Educação: Olga Sanhudo, Lothar Welp, Godofredo Lagemann, Ingue Kich Linn, Selby Wallauer, Arlete Schauenberg, Ethel Hünemeier e Dulce Stangler.

Na foto: O professor Ewaldo Schneider (o primeiro da esquerda abraçado no neto Júlio) entre familiares e amigos na Linha Geraldo.


Marcos Birck
Chefe de Escoteiros

Em 1981, o estrelense Marcos Alexandre Birck, servidor público municipal, começou suas atividades de escotismo como “Lobinho” no Grupo de Escoteiros Costa e Silva de Taquari. Mais tarde fez a “Promessa de Escoteiro” e atuou como “Sênior” até 1990, chegando à condição de “Chefe” em 2007.

Teve atuação destacada em outros grupos: Acácia Vermelha de Montenegro, Chama Farroupilha de Triunfo e Rudolfo Maria Rath – Rumara, de Estrela.

Em 1987, recebeu a distinção de Lis de Ouro. Em 2019, conquistou a Insígnia de Madeira e em 2020, o Lenço Dourado. Seu uniforme e honrarias estão em exposição no Memorial de Estrela. Ana Laura, sua filha, também é escoteira desde os seis anos de idade.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: