Jornal Nova Geração

Cafezinho com NG | Waldir Machado

O Jornal NG publica nesta semana mais um Cafezinho com NG. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades. Nesta edição, Waldir Goulart Machado, advogado e proprietário da WM Advocacia, fala sobre sua trajetória na área jurídica.

ENTREVISTA

Jornal NG – Como foi sua trajetória até chegar em Estrela?

Waldir Machado – Sou natural de Alegrete e sempre fui muito vívido em buscar novos caminhos. Isso me conduziu, já na adolescência, a participar do Interact Club Alegrete Centro (filiado ao Rotary Club), do qual fui presidente. Isso culminou na minha ida a Porto Alegre com apenas 17 anos, longe da família, para cursar Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) na Unisinos. Já como morador da capital, passei a residir em pensões para estudantes e, depois consegui vaga na Casa do Estudante, a qual também tive a oportunidade de ser presidente. Estudei na Unisinos de 1983 a 1987. Após a graduação, escolhi Estrela em virtude da sua localização geográfica, pois a região do Vale do Taquari sempre foi muito pujante.

Jornal NG – Por que decidiu abrir a WM Advocacia?

Waldir Machado – Desde o início do curso até a colação de grau, trabalhei no Departamento Jurídico do Banco Bamerindus, em Porto Alegre. No início de 1988, abri escritório em Estrela e fui contratado pelo próprio Bamerindus para patrocinar as causas das Agências de Teutônia, Lajeado, Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul. Por 21 anos atuei como advogado de várias Instituições Financeiras, entre elas, Banco HSBC, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, findando esse período em 2009. Paralelo à advocacia, também fui sócio da Imobiliária Solar, onde fui corretor de imóveis por 12 anos. O histórico da WM Advocacia se funde com a formatura do meu filho Augusto, que se formou em 2011, passando a fazer parte do corpo jurídico do escritório. Ele veio agregar às áreas de atuação na qual ainda não me dedicava. Até então, somos três advogados: eu, Augusto Diehl Machado e a Vanessa Zimermann. Nosso escritório atende as mais variadas áreas e encontra-se apto a auxiliar os clientes nas complexidades do direito.

Jornal NG – Ao que acha que se deve todos esses anos de sucesso?

Waldir Machado – Sabe-se que a profissão passou a ser mais respeitada perante a sociedade e poderes constituídos. Isso se deve a grande atuação da Ordem dos Advogados (OAB), que influenciou nas mais diversas áreas, proporcionando uma maior segurança na fé pública nos atos praticados pelos advogados. Além disso, a WM Advocacia está consolidada porque primamos por uma relação Cliente-Advogado baseada na resolução conjunta dos conflitos, assim como pela transparência, eficiência e pela celeridade processual.

Jornal NG – Quais os planos futuros para o empreendimento?

Waldir Machado – Os planos da WM Advocacia envolvem acompanhar as novas tendências da nossa sociedade e da própria Justiça em si. A sociedade como um todo, diante das novas tecnologias, cada vez mais estará vinculada aos ambientes virtuais, e o Direito deverá acompanhar pari passu essa evolução. Precisamos estar preparados às novas realidades e sempre buscar a resolução dos conflitos. É importante que se preserve, entretanto, os princípios que regem nossa sociedade, como dignidade da pessoa humana, o direito à vida, à saúde, à educação, ao trabalho.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: