Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Renato Scheffler

O presidente da Câmara de Indústria e Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia participa do Cafezinho com NG. Nesta edição ele conta sobre sua trajetória na instituição. Hoje a entidade possui mais de 530 associados.

Como é sua trajetória na instituição?
Renato- Eu participo desde 2008, quando assumi cargo de direção na pasta de Indústria. Em 2012 fui convidado para ser conselheiro fiscal e em 2014, quando a direção foi renovada, ocupei o cargo de vice-presidente. Naquele momento, o então presidente da associação solicitou afastamento, portanto eu dei continuidade aos trabalhos. No estatuto da CIC não existe reeleição para cargos de presidência, são funções que devem ser trocadas a cada gestão. Desta forma, eu passei a representar a CIC como presidente, mas ainda na função de vice-presidente. Então em 2016 foi decidido que eu seria o presidente na gestão de 2016-2018. Após esse período, permaneci na diretoria com a presidente Marisa Wolf. Fui vice-presidente de Infraestrutura e participei da organização da Festa de Maio de 2018. Agora volto, novamente, como presidente para dar andamento aos trabalhos e novos projetos.

Quais são as metas para a gestão?
Renato – Estamos refazendo o planejamento estratégico da entidade, que é reformulado a cada cinco anos. É uma oportunidade para buscarmos novas formas de prestação de serviços, bem como incluir o setor de agronegócio na instituição. Atualmente, o agro representa cerca de 40% da arrecadação do município. Então é importante que tenhamos abertura para este setor. Além disso, temos o objetivo de estimular que mais pessoas jovens participem da entidade, e assim, a criação de novas lideranças. Cerca de 30% da diretoria hoje é formada por pessoas jovens e isso mostra que estamos no caminho certo. Também queremos estimular que mais mulheres se associem à entidade, criar o grupo das empreendedoras, para que elas tenham um espaço para compartilhar suas experiências. Existem grupos com a mesma finalidade em outras associações.

Qual a importância da CIC no município?
Renato – Existe o objetivo de sempre estar alinhado ao Executivo e ao Legislativo para que possamos contribuir com o desenvolvimento da cidade. Participamos de diversos conselhos municipais, com pessoas que são indicadas pela entidade. É uma forma de contribuir com o crescimento de Teutônia. Junto à administração municipal também organizamos eventos, como a Festa de Maio, promoções e campanhas para o comércio local. Estamos sempre abertos para ser um elo entre a comunidade e o Poder Público.

O que é necessário para ser presidente?
Renato – É um trabalho voluntário, temos que estar à disposição para participar. Vai além da disponibilidade de tempo, é preciso fazer parte e buscar experiências, porque temos que trabalhar em prol do associativismo e da comunidade. É necessário visualizar o desenvolvimento. Os cenários mudam ao longo dos anos e temos que estar preparados para acompanhar as mudanças. Essa é a importância do associativismo, representar um grupo de pessoas.

Como é feito o trabalho com o associado?
Renato – Nosso foco de trabalho é a representatividade. Trabalhamos em conjunto para poder fortalecer o todo. Procuramos atender as demandas que são trazidas pelos nossos associados, procurando oferecer um curso de aperfeiçoamento, trazendo temas solicitados para reuniões-almoço. Também convidamos os empresários para visitar a entidade e saber como o trabalho é feito. É uma oportunidade para eles conhecerem a gama de benefícios que a CIC oferece, em termos de ajuda, espaço para reuniões, para promover cursos.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: