Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Pablo Souto Palma

O geólogo e diretor regional do Vale do Taquari na Federasul, representante da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, fala sobre sua atuação na entidade estadual e os desafios do desenvolvimento regional

Foto: Karine Pinheiro

Como ocorreu a associação na Cacis?
Pablo Souto Palma – Tenho uma atuação comunitária desde o período da faculdade, então é natural passar a ocupar mais espaços. Quando eu vim de Porto Alegre, trabalhava em uma empresa que era associada à antiga Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie) e eles precisavam de alguém para fazer parte do Conselho de Meio Ambiente. Então, em 2003, comecei a me envolver nas atividades da entidade, passei a fazer parte da diretoria e participei da fusão com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e surgimento da Cacis. Durante minha gestão implantamos a Cacis Mulher e também começamos a discussão para construção da nova sede.

Como é sua atuação na Federasul?
Pablo Souto Palma – Em paralelo com as atividades na Cacis, na pasta de Planejamento, fui empossado como diretor regional para representar a associação de Estrela. Também fiz parte da diretoria na gestão passada. Cada regional tem um vice-presidente e quatro diretores que traduzem as demandas de cada região dentro da Federasul. É uma forma de estar dentro de um processo que auxilia no desenvolvimento. A Federasul tem a missão de relacionar as demandas das entidades empresariais com o Poder Público, desde que tenham relevância para a sociedade.

Estas atividades podem contribuir com o desenvolvimento da região?
Pablo Souto Palma – Acredito que sim, mas ainda não consigo mensurar o quanto. Meu entendimento pessoal aumentou e agora tenho o desafio de traduzir isso na prática. Com a volta à Cacis, consigo participar e compreender melhor o cenário trabalhar de acordo com as demandas específicas de Estrela e da região.

Você exerce outras funções?
Pablo Souto Palma – Além de ter minha empresa, também atuo de forma voluntária como diretor-geral do RS na Mutua, que é uma caixa de assistência aos profissionais associados ao CREA. Este trabalho me traz uma visão de infraestrutura como um todo. Temos mais de 6 mil associados, o que possibilita relações com pessoas de todo estado e do país.

Quais os desafios dos gestores frente ao desenvolvimento?
Pablo Souto Palma – Temos dificuldade para entender os prós e os contras do desenvolvimento. As pessoas prezam pelo tamanho da cidade e a qualidade de vida que isso proporciona. Se isso não for bem gerenciado, o desenvolvimento demasiado pode gerar alguns percalços. Quando essa situação é forçada, reflete nas riquezas e serviços públicos. Crescer de forma equilibrada é um grande desafio do Poder Público e, na verdade, me preocupa porque não existe fórmula para enfrentar isso. Penso que, até o momento, Estrela cresce de forma equilibrada e com qualidade.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: