Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Oseias Canísio Dreyer

O padre, natural de Estrela, será apresentado na paróquia Santo Antônio no dia 7 de janeiro. Com atuação anterior em Bom Princípio, Montenegro, Portão, Teutônia e Westfália, ele considera o início do sacerdócio na cidade natal como uma volta para casa

1) Como descobriste que o seu caminho de vida era como padre?
Minha mãe, muito religiosa, ganhou uma grande missão após a morte do meu pai, quando eu tinha cinco anos: como diz o ditado popular, “ser pai e mãe” de cinco filhos. Trabalhou bastante para nos educar e nos alimentar. E encontrava em Deus a força e esperança para nunca desistir. Todos os domingos, pela manhã, ela me levava junto com meu irmão, Pedro, para exercermos o ministério de coroinhas na paróquia Santo Antônio. Caminhávamos seis quilômetros. O pároco era o padre Tarcísio Rech. Neste período, comecei a sonhar em ser padre e o padre Tarcísio me motivava a pensar e meditar. Em casa, com os meus irmãos, eu brincava de celebrar a missa. A bolacha Maria representava a partícula maior e o salgadinho Fandangos as partículas menores.
Certo dia retornei da Univates, onde estudava, e em casa conversei com a minha mãe sobre o sentido da vida. Questionava o significado existencial de trabalhar e estudar, que eu gostava de fazer, mas acreditava que existia algo mais profundo. Neste período, participei de alguns retiros – dentre eles o do movimento Cenáculo Maria, onde conversei com o padre Genico, que me apresentou o padre Neimar Schuster, animador vocacional da Diocese de Montenegro, que me conduziu a participar dos encontros Kairós diocesanos. No ano de 2013 entrei no seminário propedêutico São Paulo Apóstolo em 2013, em Montenegro. No ano seguinte, ingressei no Seminário São João Batista, em Viamão, onde cursei filosofia, e, posteriormente, teologia.

2) Conte um pouco sobre sua trajetória na igreja até aqui.
Fui ordenado padre no dia 10 de dezembro de 2021, na paróquia São Cristóvão, em Estrela. Após nomeado padre à paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Teutônia e Westfália, na qual fiquei por dois anos. Agora sigo à Estrela, na paróquia Santo Antônio. Minha apresentação na paróquia Santo Antônio será no dia 7 de janeiro, às 10h, juntamente, com a celebração dos 25 anos do ministério do padre Lucas Weber. Motivado pelo meu lema de ordenação que é “Ide e fazei discípulos Meus”, estou animado, contente e feliz por me colocar à disposição de Jesus Cristo, para realizar com Ele um projeto de vida. Ele é o sentido da minha vida. Ainda, estou feliz por ser padre na comunidade onde meus pais casaram, onde fui batizado, coroinha e recebi Jesus Eucarístico pela primeira vez.

3) Deixe uma mensagem aos nossos leitores para este fim de ano e para 2024.
A marca do discípulo de Jesus é ser luz no mundo. É fazer com que a sua vida seja iluminada por Ele, consequentemente, ilumine a tantas outras e lugares que estiver, para que, assim, Deus seja glorificado. A luz remete à esperança. Somos embaixadores da esperança de Cristo. Sejamos sinal da verdadeira esperança e luz que clareia o mundo hoje e neste novo ano que se aproxima. A esperança é como uma estrela que brilha na escuridão que aponta um caminho. Que sejamos estes que conduzem tantos corações ao verdadeiro caminho, a vida e a verdade: Jesus Cristo.
Ajudamo-nos mutuamente com palavras ou gesto de paz, esperança e fraternidade. Deus nos ama e conta conosco para que a Boa Nova da luz seja anunciada e proclamada. Deus nos abençoe. Abraço fraterno!

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: