Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Maiquéli Josefiaki

Conversamos com a vice-presidente do Comércio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Teutônia, e diretora da Maison Materiais de Construção. Ela conta sobre a experiência no associativismo e a atuação na empresa familiar.

Maiquéli é diretora da Maison Materiais de Construção e vice-presidente da CIC Teutônia.

Conte um pouco sobre sua trajetória no empreendedorismo.
Maiquéli Josefiaki: Penso que o empreender vem de família, vem de sangue, já que meu pai é empreendedor. Hoje eu trabalho na nossa empresa familiar, mas quando ele começou a empreender, por não ter a necessidade, acabei indo trabalhar fora. Desde o início trabalhei em uma empresa grande, onde poderia ter um futuro de crescimento, com foco e dedicação para me tornar uma líder. Atuei como caixa, fui para função de crediário, vendas e gerente. Neste momento, já empreendia em outra empresa que não era minha, mas com a mesma atitude de liderança. Quando surgiu a oportunidade, com a evolução da empresa da família, houve a necessidade de auxiliar eles.

Como descobriste que poderia aliar a atuação como empresária à participação na comunidade?
Maiquéli: O associativismo vem realmente desde nova, no querer ajudar o próximo e estar envolvida. Iniciei com a participação no Rotaract, que todos conhecem e é muito forte aqui. Auxiliei na criação do Interact e depois recebi um convite pela Mariza Wolf para fazer parte do Rotary Club. Há seis anos estou na CIC como entidade e acho que ali me encontrei na questão de poder estar junto com outros empreendedores, agregando conhecimento. Importante também evoluir, se desafiar e fazer pelo próximo, tentar sempre buscar algo que fomente a cidade de Teutônia, para que ela evolua e melhore para que todos saiam com benefícios.

De que forma você vê o crescimento da cidade, a partir do associativismo?
Maiquéli: Eu sempre digo que Teutônia é um lugar maravilhoso de se morar. Já trabalhei fora por um período, mas é minha cidade natal. Além de ser uma cidade linda, é uma cidade onde todos estão juntos, se dão as mãos e se ajudam em momentos de dificuldade. O empreendedorismo é isso, todos se ajudarem e se apoiarem. Acredito que isso venha da essência do município, e trabalhamos muito isso como entidade, quanto diretores da CIC, para fortalecer ainda mais e atrair empreendedores de todos os setores. No meu caso, na pasta do comércio, e junto com as de indústria e serviços, pensamos em como abranger outras áreas dos negócios da região, sempre em busca de melhorias.

Fale um pouco sobre você fora do ambiente empreendedor.
Maiquéli: Tenho muito isso de estar envolvida com tudo, com as pessoas e a comunidade, e estar de bem com a vida e sempre ativa, eu nunca paro. Estou sempre realmente correndo a milhão e gosto disso, de estar no meio de pessoas e com a família, que é sempre muito importante. Tanto que mantemos nossa empresa familiar e esperamos que siga por muitos anos e talvez muitas gerações. Com certeza sou aquela pessoa que quer buscar coisas boas para o futuro, não só meu, mas de todos que estão ao meu redor, para crescer, aprender e se desafiar.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: