Jornal Nova Geração

Cafezinho com NG | José Jair Wermann

O Jornal NG publica nesta semana mais um Cafezinho com NG. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades. Nesta edição, José Jair Wermann, atual presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Estrela, fala sobre os principais desafios à frente da instituição. Wermann assumiu o cargo em 2020 e segue até dezembro deste ano.

ENTREVISTA

Jornal NG – Quais as principais funções como presidente?

José Jair Wermann – Dentre as diversas funções, o principal é atuar juntamente da diretoria para manter as estruturas da instituição. Por meio disso, as crianças recebem educação e tratamento adequados. Contratamos e temos o desafio de manter o quadro de profissionais capacitados e prestamos contas mensalmente por conta dos convênios firmados com as Prefeitura Municipais de Estrela, Colinas e Imigrante e Sistema Único de Saúde (SUS). Também tenho a função de manter a Apae financeiramente saudável. Para isso, temos que correr atrás de recursos para atender todas as nossas necessidades, e assim, continuar prestando um serviço de qualidade.

Jornal NG – Qual a importância da APAE na vida dos excepcionais?

José Jair Wermann – A Apae é uma organização social com o objetivo de promover atenção integral às pessoas com deficiência. Sua missão é articular ações de direito, defesa, prevenção, orientação e prestação de serviços e apoio às famílias. Esses são nossos direcionamentos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que atendemos, para construir uma sociedade justa e solidária. A Apae tem uma função relevante junto a sociedade, nós sempre tentamos acompanhar não só o aluno, como também as famílias. Além disso, tentamos garantir continuidade nos atendimentos e fazer com que eles sejam inseridos na sociedade, por meio do mercado de trabalho. Temos pessoas que atendemos e hoje atuam aqui em Estrela.

Jornal NG – Quais são os principais desafios à frente da instituição?

José Jair Wermann – Garantir que as atividades para qual a Apae foi constituída sejam feitas com êxito. Nós precisamos manter a qualidade dos serviços prestados, manter bons profissionais e uma diretoria atuante para que os projetos da instituição sejam atingidos. Então são desafios diversos nesse âmbito. Temos que manter a diretoria integrada para atender com qualidade os nossos alunos.

Jornal NG – Como as pessoas podem contribuir com a instituição?

José Jair Wermann – Nós temos um grupo chamado Amigos da Apae. As pessoas que fazem parte dele, contribuem mensalmente com o valor que desejarem. Quem tiver o interesse em ajudar, pode entrar em contato com a secretaria da instituição. Nossa equipe irá direcionar de maneira correta como contribuir. É importante que a comunidade participe, além de financeiramente, com trabalhos voluntários e que conheçam o trabalho que fazemos. As pessoas podem nos visitar e ver nossos trabalhos e produtos feitos com o auxílio dos alunos. Desta forma, podemos ganhar recursos e melhorar nossas atividades.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: