Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Elaine Strehl

A vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do RS participa do Cafezinho com NG. Nesta edição, ela fala sobre a trajetória na entidade e os principais desafios diante do cargo

Quais são suas atribuições no Conselho de Contabilidade?
Elaine Strehl – Tenho a função de vice-presidente de Registro. O conselho diretor é composto por um presidente e oito vice-presidentes. A vice-presidência desta pasta tem atribuição de deliberar questões relacionadas à administração, serviços da área de registro e de relacionamento com os usuários, bem como coordenar e integrar a Câmara de Registro profissional. Somos em 38 mil profissionais com registro ativo no RS e 5,9 mil organizações contábeis no Estado. Minha pasta é responsável pelos processos de registros, baixas e alterações.

Quanto iniciou sua trajetória na entidade?
Elaine – Estou no CRC desde 2009, quando participava de comissões de estudos. Em 2013, assumi a função de delegada representante da cidade de Estrela e desde 2018, quando fui eleita conselheira, passei a compor o conselho diretor. Na época, atuava como vice-presidente de Relação com os profissionais, função que exerci por quatro anos. Em outro processo de eleição, reingressei como conselheira e segui como vice-presidente na pasta de Registro. Agora fui reeleita para o cargo. Represento as entidades da região no Conselho do RS.

Como é atuação do conselho no Vale do Taquari?
Elaine – Junto do meu colega Edmilson Zortea, da cidade de Guaporé, somos os representantes do Vale no Conselho. Desta forma, estamos muitos próximos de todas as ações e decisões que tangem à profissão contábil. Os profissionais da região se fortalecem com a participação local junto ao CRC quando as demandas podem ser tratadas diretamente. São discussões que levamos em nível de Estado e a nível Federal, nas mais diversas áreas de atuação.

Como é conciliar este cargo com outras funções?
Elaine – A profissão contábil é bastante diversificada, pois atende todas as esferas. A contabilidade vai além das necessidades de Pessoas Jurídicas, pois as Pessoas Físicas estão demandando mais serviços, pois percebem que o profissional pode ser importante no gerenciamento de patrimônio. Desta forma, ficou mais fácil conciliar as atividades por estar inserida na profissão e ocupar o máximo das horas que o dia me disponibiliza para contribuir com o desenvolvimento da área, tanto no âmbito econômico quanto no social. Assim, as atividades se tornam leves e de fácil conciliação.

Além do conselho, quais são suas outras atividades profissionais?
Elaine – Sempre exerci a função de contadora, desde que me formei em 1995. Iniciei com escritório contábil, depois associei as atividades à função pública, a qual exerço atualmente, junto da função de professora universitária. Foram iniciativas que agreguei quando deixei o escritório contábil. Além disso, a participação em conselhos fiscais, associações, sindicatos da classe sempre fizeram parte das minhas atividades.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: