Jornal Nova Geração

ENTREVISTA

Cafezinho com NG | Celso Afonso Portz

O presidente do Rotary Club de Estrela conta sobre sua atuação no clube de serviços e destaca as principais atividades e metas

Celso é associado ao Rotary Club de Estrela desde 2017 (Foto: Karine Pinheiro)

O que levou você a participar de um grupo de serviços?
Celso Portz – A entrada ocorre por indicação de um dos membros do Rotary Club e para ser efetivado, precisa ser aprovado por unanimidade. Chamamos essas pessoas de madrinhas e padrinhos. Eu fui indicado em agosto de 2017 pela ex-companheira Cleonice Petry e fui oficialmente empossado no dia 29 do mesmo mês e ano. Sou muito grato por essa indicação, pois hoje o clube é minha segunda família. Desde então, atuei em diversas comissões e desempenhei diferentes cargos diretivos até ser escolhido como presidente.

Como é sua trajetória dentro do Rotary Club de Estrela?
Celso Portz – Eu fui tesoureiro do clube nos anos rotários de 2018/2019 e 2019/2020, na gestão das presidentes Vera Lucia Borges da Silveira e Leni Diedrich. Também fui diretor de protocolo nos anos de 2020, 2021 e 2022 junto aos presidentes Morjana Eidelwein e Martinho José Dullius. Em 2022 completei cinco anos de Rotary Club de Estrela. Fui homenageado e agraciado com a honraria máxima, o título Paul Harris, fundador do Rotary Club Internacional e também recebi o certificado e reconhecimento pela Fundação Rotária do Rotary Internacional.

Quais são suas funções como presidente?
Celso Portz – A primeira missão do presidente é escolher a equipe diretiva para o período de gestão. Então temos atividades como seguir metas, normas e eventos, estipular o valor das mensalidades para os associados junto ao conselho e coordenar projetos com verbas doadas pelo Rotary Internacional e distrital. Ademais, organizar os tradicionais eventos como a Feijoada Anual, edição do Troféu Aluno Nota 10 e Melhor Companheiro, edição da Boate Anual, Galeto Solidário e participação do ParkChoppFest.

Quais suas metas para a gestão?
Celso Portz – Além de promover os tradicionais eventos, queremos implementar o Banco Ortopédico e dar sequência ao projeto de instalação de lixeiras e do segundo Eco Ponto na cidade, um investimento de aproximadamente R$ 20 mil. Também queremos encaminhar proposta para aquisição de equipamento para o Hospital Estrela, no valor de R$ 200 mil. A programação de um evento para comemorar o centenário do Rotary Club no Brasil em fevereiro também está entre os planos.

Como o Rotary atua na comunidade?
Celso Portz – Participamos ativamente no auxílio à comunidade. Arrecadamos valores, promovemos diversos eventos com recursos que posteriormente são revertidos às entidades de cunho social e educativo, como a Apae, a Liga de Combate ao Câncer, escolas e creches. Entregamos dinheiro, alimentos, roupas, cobertores. Também atuamos em limpezas de estradas, como a da Transantaria, e na limpeza do Rio Taquari, além de outros temas que visem o bem estar da população e da cidade.

O Cafezinho com NG é publicado toda semana no Jornal Nova Geração. Neste espaço, empresários, políticos, lideranças e representantes de comunidades da área de cobertura do semanário destacam experiências e ações nos seus respectivos setores e em benefício de suas cidades.
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: