ESTRELA – A união entre as entidades empresariais de Estrela não é apenas um ponto na história do município. Nesta semana, ela recebeu um novo capítulo. O prédio, que pertence à antiga Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi doado pela entidade à Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela, que projeta sua nova sede para o local.
O prédio onde está instalada atualmente a Cacis, na Rua Treze de Maio, 239, tem apenas um pavimento para atendimento. Na nova instalação serão três andares para a entidade. “A parte administrativa ficará no térreo, neste pavimento (inferior) continua sendo uma área social, que fica à disposição do associado, e no terceiro pavimento teremos um espaço para eventos, treinamentos e cursos para 120 pessoas”, explica a presidente da Cacis, Andréia Zwirtes Kich.
Ela enfatiza que o projeto, feito pelo também integrante da Cacis, Cristiano Horn, já foi enviado para aprovação na prefeitura, o que demonstra ainda mais a importância da concretização da doação do prédio. “Pretendemos entregar esta obra ainda este ano. Eu estou presidente agora, mas há anos faço parte da diretoria e conversamos sobre essa ampliação e a necessidade de um lugar novo. É um sonho e será muito importante.”
Integrante da Cacis, Janaína Carvalho explica que, por conta da existência do prédio da CDL, a entidade ainda existia judicialmente. “Fui nomeada presidente da CDL ano passado. Precisávamos manter ela ativada por conta do prédio. Quando este estiver pronto, o outro, da Cacis, não será mais utilizado”, comenta.
Fusão entre Acie e CDL
A Cacis é fruto da união entre a Associação Comercial e Industrial de Estrela (Acie), fundada em 1938, com o objetivo de representar os empresários locais e lutar pelos interesses da comunidade, e da CDL, entidade formada por empresários do varejo, em 1969, que tinha como meta o fortalecimento da classe e a troca de experiências.
Durante a Multifeira, ocorrida em 2011, o movimento para unificação das duas entidades ganhou força. Na época, o empresário Henrique Purper era presidente da Acie e Israel Scheibel da CDL. A criação de uma única entidade tinha por finalidade o mesmo ponto, que até hoje, é foco da Cacis: promover o desenvolvimento. Como possuíam serviços parecidos e quase os mesmos sócios, a união veio para otimizar recursos e aumentar a representatividade.
Na noite de 28 de março de 2012, a Cacis empossava Purper como primeiro presidente, na presença de autoridades, empresários e associados. “Uma cidade do tamanho de Estrela, que tem 30 mil habitantes, não tão grande, tinha a maioria dos empresários sócios das duas entidades. A força que tínhamos perante o poder público era menor, porque estávamos divididos e a ideia foi juntar essas forças”, recorda Purper. Ele destaca a finalidade de auxiliar e representar todos os empresários, seja no Serviço, na Indústria e no Comércio.
TRANSFERÊNCIA
Após um período de trabalho e aperfeiçoamento dos processos, concretiza-se a parte da transferência do imóvel. “A Cacis fará a repaginação deste imóvel e estou muito feliz, pois fechamos esse ciclo de transição, com a Cacis se concretizando como entidade empresarial única em Estrela, o que para cidades menores é o melhor caminho”, destaca.
O empresário Erno Feine já faz parte da “Cacis” há mais de 50 anos. “É uma entidade que colabora com o desenvolvimento da Indústria e do Comércio e acredito que no futuro ela estará bem melhor com a construção de sua própria sede”, salienta.
Fim da transição
“Fui sócio da CDL e participei desde o início das negociações para a fusão com a Acie no intuito principal de fortificar e solidificar as entidades, então criamos a Cacis. Tudo isso para conquistarmos maior credibilidade frente ao meio empresarial e sociedade, dando-nos voz e voto frente às necessidades de nossa cidade. Uma união para consolidar os desejos e anseios, para uma Estrela cada vez mais promissora, contribuindo para o crescimento estrutural e humano.” Empresário Gerson Strehl
“Nesta semana consolidamos mais uma importante etapa, demostrando maturidade e crescimento por parte da direção e associados da Cacis, aprovando em assembleia geral ordinária a incorporação de patrimônio da CDL à Cacis, do local que servirá para a construção da nova sede da Cacis, valorizando ainda mais o associado e oportunizando cada vez mais que as empresas venham a se associar, fazendo parte de uma entidade que já é referência regional.” Empresário Paulo Ricardo Finck.
“Achei muito bom quando as duas se uniram, porque passamos a pagar uma mensalidade só e as entidades se fortaleceram virando uma só. Eu parabenizo a diretoria, esses jovens que estão assumindo, pois temos que modernizar, evoluir, todos querem algo mais bonito e a Cacis também precisa se modernizar. Essa nova instalação será ótima, parabéns a todos.” Empresária Validivia Ponzoni, sócia há mais de 40 anos.