Jornal Nova Geração

Cachorros abandonados incomodam moradores do Nova Morada

ESTRELA – Moradores do Loteamento Nova Morada reclamam da grande quantidade de animais soltos pelas ruas, e de alguns que, mesmo dentro de casas, estão abandonados. Além do mau cheiro, gerado pelas fezes, o que também gera insetos, os latidos são constantes e alguns residentes temem deixar as crianças brincarem na rua. Representante dos moradores, Lenira dos Santos conta que os problemas começaram há três anos. “Muitas pessoas trouxeram cães de suas antigas moradias e deixaram soltos, o que fulminou na procriação. Ninguém se responsabilizou por isso e tem muitos cães que são largados na entrada do bairro”, lamenta.

Ajuda

Ela destaca o apoio da presidente da Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) e vereadora, Tiane Cagliari, com ração e na saúde dos animais. “Mas sem controle de um tutor eles ficam soltos e avançam nas pessoas até quando passam pelas calçadas, principalmente crianças.”

O que diz a prefeitura:

Sobre os cães de rua, de acordo com o Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, só há recolhimento dos animais em situação de maus tratos com devido processo legal contra o responsável, e em casos que estejam machucados e não é possível identificar o proprietário. “O Canil tem espaço reduzido e sempre está com a capacidade de lotação no limite”, informa a coordenadora Rosangela Johann. Para ocorrer a punição, a denúncia necessita da maior quantidade de informações possíveis sobre o autor. Nestes casos, a orientação é fazer o Boletim de Ocorrência on-line no site da Polícia Civil, para que seja aberta investigação.

Sobre o caso em específico, a prefeitura destaca que há uma legislação no loteamento, definindo que cada casa pode abrigar apenas dois cães. O presidente da Associação de Moradores, Nilson Stoll, disse que já foi feito uma reunião sobre o assunto e que a maioria dos cachorros do local está sendo abandonada lá. “Já estamos cuidando quem está trazendo.”

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: