Jornal Nova Geração

COLINAS E IMIGRANTE

Bombeiros voluntários completam 11 anos a serviço da comunidade

Construção da nova sede entre Colinas e Imigrante e profissionalização dos cargos de comando fazem parte dos planos da corporação

Imicol segue em busca de verbas para equipamentos e alojamento (Foto: Arquivo NG)

A corporação de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas completa 11 anos de atuação nesta segunda-feira, 26. Fundado em 2011, o Imicol surgiu para que os dois municípios não fossem afetados com a espera no atendimento, devido à distância do município de Estrela. Hoje, o quartel está instalado na antiga Sede do Remo Futebol Clube, em Imigrante.

Com uma equipe de 10 voluntários na guarnição e oito membros na diretoria, o principal objetivo da corporação é construir a sede própria na divisa entre os dois municípios. A presidente do Imicol, Claudia Machado, explica que a nova localização irá garantir um atendimento mais eficiente, visto que a distância ficará similar entre Colinas e Imigrante.

“Antes ficávamos em Colinas, agora a sede provisória é dentro de Imigrante. Quando o quartel ficar pronto, o deslocamento será mais ágil”, destaca a presidente. O terreno para que o prédio seja construído foi cedido pela metalúrgica Hassmann, bem como a empresa custeará as obras. A previsão é que a nova sede esteja pronta em 2024.

A corporação também segue em busca de recursos para melhoria dos equipamentos e do alojamento. A comandante da corporação, Caroline Hauschild, destaca que as mudanças fazem parte de uma estruturação do Imicol, que iniciou com a melhoria de alguns equipamentos, segue com a construção do novo quartel e o planejamento em profissionalizar cargos estratégicos.

A presidente aponta que efetivar os cargos de comando é uma forma de incentivar que os voluntários continuem com sua atuação. Embora, ela destaca que é necessário oferecer uma base completa à equipe. Por isso, o Imicol promove neste sábado, 24, um jantar para arrecadar fundos. Os 300 ingressos vendidos devem garantir pelo menos R$ 12 mil à guarnição.

Reconhecimento da comunidade

A comandante relata que a população de Colinas e Imigrante passou a reconhecer de forma positiva o trabalho feito pelos voluntários. Quando a corporação iniciou, alguns integrantes da guarnição costumavam escutar que não eram necessários ou que não eram profissionais.

“Tivemos treinamentos e nos aperfeiçoamos até hoje. Perceberam que nosso atendimento é rápido. Quando aconteceu o acidente na Hassmann, chegamos em 1min e 30seg no local”, afirma Caroline. Ela ainda destaca que é gratificante perceber esse reconhecimento e que a atuação dos voluntários é importante e efetiva nos municípios.

Diferencial no atendimento

Segundo a comandante, o Imicol é a única corporação que conta com atendimento de enfermagem. Ela relata que devido a isso, a população também passou a solicitar mais os serviços dos bombeiros voluntários. Caroline também destaca o apoio às Secretarias de Saúde de ambos municípios.

Curso em andamento

De acordo com Caroline, a falta de efetivo para atuar é um problema recorrente. Entre as maiores adversidades estão encontrar pessoas com condições de se descolar e com disponibilidade para o voluntariado. Por isso, o Imicol promove o curso de bombeiros voluntários.

As aulas iniciaram em agosto e se estendem até dezembro. Hoje, seis pessoas participam do curso que aborda primeiros socorros, resgate, combate a incêndio e emergências químicas. As instruções ocorrem a cada 15 dias e contam com o apoio de bombeiros voluntários de outros municípios.

História

Fundada em 26 de setembro de 2011 por Marcelo Ceppo, a corporação foi formada por voluntários habitantes da região. No início o Imicol começou sem equipamentos, pois de acordo com a equipe, foram ganhando o necessário aos poucos. O quartel de bombeiros de Rolante ofereceu um caminhão, que conforme Marcelo, ofereceu uma boa condição de trabalho. A empresa própria do bombeiro também doou equipamentos que foram úteis.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: