Jornal Nova Geração

64 ANOS

Bom Retiro do Sul celebra potencial na indústria e valoriza as raízes culturais

Reconhecido como Pesqueiro do Vale, município também elabora projetos para fortalecer piscicultura e resgatar atividades de pesca

Cerimônia contou com autoridades e apoiadores (Foto: Jhon Willian Tedeschi)

Localizado às margens do Rio Taquari, reconhecido pela diversidade cultural e referência no setor calçadista, o Pesqueiro do Vale chega aos 64 anos nessa quinta-feira, 1°, e busca fortalecer setores como o turismo. O sétimo município mais populoso do Vale do Taquari, possui cerca de 12,2 mil habitantes, de acordo com a prévia do Censo de 2022.

Com a emancipação registrada em 31 de janeiro de 1959, a comemoração no mês de junho ocorre de forma histórica pela comunidade. Segundo o prefeito Edmilson Busatto, a decisão ocorreu por coincidir com eventos que retratam a cultura da cidade. “Sempre fazemos eventos que evidenciem as expressões culturais, porque Bom Retiro do Sul é caracterizado por isso, é uma das nossas marcas. Assim como o Carnaval, temos uma das únicas escolas de samba da região.”

Além da diversidade neste segmento, o município celebra o potencial turístico e industrial, bem como traça planos para fortalecer e explorar o agronegócio. Outro objetivo é aproximar a população do Rio Taquari com ações de educação ambiental e construção de um novo parque público. O projeto do Parque da Marina, às margens do manancial, deve resgatar o histórico de navegações da cidade.

Potencial turístico

Assim como o futuro parque e a Barragem Eclusa, o prefeito destaca as possibilidades de alavancar o turismo rural. “ Temos um interior muito bonito, com o Cerro dos Gomes e diversas propriedades com potencial. Queremos qualificar esses ambientes e temos um conselho trabalhando neste processo”, afirma.

Outra iniciativa prevista pela administração municipal tange a utilização do Rio Taquari. O objetivo é proporcionar navegações de barco para a população até o município de Cruzeiro do Sul, bem como incentivar a pesca esportiva. Segundo Busatto, há um plano de repovoar as águas com espécies de peixes nativos.

Incentivo à piscicultura

Além de incentivar a pesca esportiva, Bom Retiro do Sul tem projetos para fortalecer a produção de peixes e explorar o potencial de comercialização para fora da região. Atualmente, dois frigoríficos especializados se preparam para instalação em Bom Retiro do Sul. Além disso, o poder público investiu recentemente na abertura de açudes para incentivo da produção.

“Temos projetos avançados na criação de carpas e tilápias. Os investimentos vêm justamente porque no futuro vai gerar grande retorno econômico para a cidade. Além disso, entendemos que é o momento para mudar hábitos, não devemos tirar essas espécies do rio. Então teremos a pesca esportiva e uma atividade regularizada para comercialização”, aponta Busatto. Na avaliação do prefeito, a prática também fortalece o agronegócio no município.

Diversidade industrial

O setor calçadista é referência no município e emprega quase 30% da população bom-retirense. “O melhor sapato do estado é produzido aqui, além de trazer grande retorno econômico a Bom Retiro”, afirma Busatto. Cerca de 11% das empresas ativas na cidade são ligadas à atividade.

Além do ramo dos calçados, o prefeito destaca a diversidade industrial do município. Cerca de 40% do valor adicionado da cidade é oriundo do segmento de serviços e mais de 30% das indústrias. “Temos grandes empresas dentro dos nossos limites, como o frigorífico JBS, a Ferros Castro, a Cervejaria Salva e uma fábrica da Sistemilk prestes a inaugurar”, comenta o Chefe do Executivo.

Com o objetivo de expandir o número de instalações industriais, a administração conta com áreas desapropriadas para abertura de novas empresas.

PERFIL DA CIDADE

  • População: 12.245 (Estimativa Censo 2022)
  • Área: 102,540 km² (dados de 2020)
  • PIB: R$ 329,5 milhões (dados de 2020)
  • PIB per capita: R$ 26.588,53 (dados de 2020)
  • Índice de Desenvolvimento Humano: 0,739
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: