Jornal Nova Geração

ESTRELA

Boa União se mantém como bairro mais populoso de Estrela

Movimento em direção às margens da Rota do Sol também é percebido pela população do bairro Pinheiro, que cresceu cerca de 38%. Bairro Chacrinha é o que registra menos moradores

População dos bairros Boa União e Pinheiros apontam desenvolvimento da cidade nas proximidades da Rota do Sol. (Crédito da imagem: FREDERCIO SEHN)

Com mudanças significativas ao longo de uma década, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam a diminuição de moradores em alguns bairros em Estrela e a concentração de pessoas em localidades em amplo desenvolvimento. De acordo com o Censo 2022, Boa União se mantém como a área mais populosa, enquanto Pinheiros registra o maior crescimento populacional.

Embora o Boa União concentre o maior número de moradores da cidade, com cerca de 4 mil pessoas, o recorte é inferior ao registrado em 2010. Em comparação com a última contagem oficial, a população da localidade diminuiu em 3,3%. O bairro fica localizado a cerca de seis quilômetros do centro da cidade e, atualmente, é visto como um dos mais seguros em relação aos eventos climáticos registrados nos últimos anos.

Na avaliação do presidente da Associação dos Moradores do bairro Boa União, José Carlos Giovanaz, ainda que o levantamento oficial aponte uma estabilidade na população desde 2010, a perspectiva é que tenha aumentado o número de pessoas no bairro desde o ano passado. “Não tem mais casas disponíveis para compra ou locação desde as cheias em Estrela”, afirma.

O crescimento do bairro ainda esbarra em questões estruturais, aponta Giovanaz. Ainda que o Boa União tenha variedade comercial e serviços públicos disponíveis, o presidente destaca que faltam instituições financeiras à disposição na localidade e melhorias na mobilidade. “Temos acesso à saúde e à educação, ruas que são pavimentadas, variedade no comércio. Mas ainda enfrentamos problemas relacionados à RSC-453, que é o principal acesso ao bairro. Com o crescimento da localidade, também aumenta o fluxo de veículos. As regras de trânsito precisam ser ajustadas nas vias para garantir mais segurança”, comenta Giovanaz.

Desafios ao crescimento

Bairro próximo ao Boa União também atesta o movimento populacional para as margens da Rota do Sol. Também área fora de inundação, o Pinheiros apresentou crescimento de 38%. Até 2022, a localidade contabilizava cerca de 2,3 mil moradores, aponta o IBGE. Número que também deve ter crescido desde o ano anterior, destaca a presidente da Associação dos Moradores do bairro Pinheiro, Lucila Gerhardt.

O bairro residencial e industrial ainda enfrenta os desafios de estar afastado do centro da cidade e não ter um comércio bem estabelecido. Além disso, a presidente aponta a dificuldade de locomoção a outras partes do município desde que o acesso ao bairro Imigrantes, por meio da BR-386, foi fechado.

“Há dez anos, grande parte do bairro era mato. Nos últimos meses, muitas casas e terrenos foram vendidos. Ninguém esperava um crescimento tão grande. E com as cheias, esse movimento se intensificou”, avalia Lucila. Ela destaca a necessidade de instalação de mercados e farmácias na localidade, bem como o funcionamento de uma unidade de saúde.

Esvaziamento

O bairro menos populoso de Estrela sofreu uma queda de 17,2% na população entre 2010 e 2022. Com menos de 200 moradores, o Chacrinha foi fortemente atingido pelas cheias e se encontra na área de risco, indicativo de que a população diminuiu ainda mais desde o ano passado. Localidades como Indústrias, Moinhos e Oriental devem apresentar o mesmo efeito, visto que antigas residências foram destruídas.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: