Jornal Nova Geração

Biblioteca tem aumento na procura de livros

Carca de 650 livros são retirados na Biblioteca Pública Municipal de Estrela por mês (Foto: Larissa Santos)

A pressão e angústia trazidas pela pandemia fizeram com que os livros se tornassem uma “válvula de escape” para as pessoas. Como forma de distração, a leitura se mostrou um método terapêutico eficaz. Este foi um dos motivos que fizeram a Biblioteca Pública Municipal Francisco Reckziegel Assis Sampaio registrar aumento na procura por obras.

Em média, por mês, 650 livros são retirados em Estrela. A ampliação no prazo de devolução, que passou de 30 para 60 dias, também contribui para o aumento. Além disso, agora o leitor pode solicitar o empréstimo de até cinco obras por vez. Atualmente, cerca de 3,2 mil pessoas estão cadastradas no sistema da biblioteca.

O trabalho foi adaptado para que pudesse retornar de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança. “Focamos no uso de nossas redes sociais para nos aproximar da comunidade e divulgar informações relevantes sobre o combate à Covid-19”, explica a bibliotecária Ana Cristina Prates da Silva.

Para ela, o perfil do leitor também mudou. “Antes idosos e crianças buscavam por livros, agora jovens e adultos também passaram a se interessar. A sessão de lançamentos e de best-seller são os mais procurados”, afirma. Conforme a bibliotecária, é necessário o apoio das editoras, seja para fornecer livros ou e-books.

A Biblioteca Pública Municipal, que conta com um acervo de aproximadamente 21 mil obras, aguarda pela aquisição de novos títulos e o fornecimento de Wi-Fi aos leitores. “Com a ampliação e melhorias será possível oferecer um serviço de ainda mais qualidade para a comunidade.”

Mente ativa e criativa

Neste domingo, dia 25, é celebrado o Dia do Escritor. Desde criança, o estrelense Vicente Reckziegel, tem interesse na escrita, mas foi em 2010 que publicou seu primeiro livro: “O Casarão”, disponível na Biblioteca de Estrela. Autor de três obras, é por meio das palavras que mantém a mente ativa e criativa. “Para funcionar deve ser um estado de espírito também. Forçar um texto faz com que o mesmo soe artificial ou sem qualidade”, analisa.

O isolamento social fez Reckziegel escrever e ler mais que o habitual. Para ele, a “obrigação” de permanecer mais tempo em casa fez com que muitas pessoas dessem mais valor a todas as formas de arte. “Se não fosse o cinema, a música ou a literatura esse processo de permanecer em sua residência seria uma tortura mental”, observa.

Vicente publicou seu primeiro livro em 2010 (Foto: Divulgação)

Literatura de inclusão

O historiador estrelense, Jandiro Adriano Koch, ainda na adolescência escrevia livros. Filho de pequenos agricultores, sabia que o conhecimento era relevante tanto para plantar e colher, quanto para o aprimoramento do ser humano enquanto cidadão. Contexto e leituras futuras desembocaram na escrita pelo autor.

Seis livros já foram publicados e um está em fase de revisão – dois o leitor   também encontra na biblioteca. A temática de suas obras aborda a cultura plural e diversa de Estrela e do Vale do Taquari. “É uma literatura de inclusão. Para mim, a alegria do escritor é a pesquisa e a escrita, processos nos quais nos tornamos melhores como pessoas”, afirma.

Pandemia

Seis livros já foram publicados por Jandiro (Foto: Divulgação)

A pandemia impactou de formas diferentes os escritores. Conforme Jandiro, muitos se viram inspirados a escrever, enquanto outros tiveram restrições ou impossibilidade de acessar aos museus e aos acervos bibliográficos necessários para a pesquisa. “No meu caso, não vi vantagens”, aponta.

Segundo o autor, ler escritores locais faz a comunidade conhecer a própria história com múltiplos olhares. “Possibilita termos escolhas melhores nas áreas econômica, cultural, política e privada. É uma forma benéfica de diálogo entre as partes”, ressalta.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: