Jornal Nova Geração

Bem-estar físico e emocional: Pilates traz benefícios para todos

Inspirar Studio de Pilates e Fisioterapia completa 7 anos de atuação (Foto: Larissa Santos)

Trabalhar alongamento, fortalecimento e definição. O Pilates, método criado por Joseph Pilates, traz diversos benefícios ao corpo e à mente. Entre eles, atua no realinhamento postural, na resistência cardíaca e pulmonar, além de melhorar a concentração, o equilíbrio, o raciocínio e a estética.

Na Inspirar Studio de Pilates e Fisioterapia, de Estrela, as sessões duram em torno de 50 minutos. Aparelhos, bolas, caneleira, faixas elásticas e plataforma vibratória são materiais utilizados durante os exercícios. O público atendido contempla idades acima dos 7 anos, com ou sem patologias, gestantes, puérperas e idosos.

Conforme a proprietária Andreia da Paixão, no final das sessões é trabalhado também o mental e o emocional. O relaxamento torna a respiração mais consciente, e é possível sentir o corpo e a prática. Isso auxilia no alívio de tensões.

“Geralmente, quem tem transtornos mentais deixa de usar antidepressivos após três meses de prática. Isso porque o pilates atua na produção da endorfina, serotonina e da ocitocina, hormônios do bem-estar”, afirma.

Proprietária Andreia da Paixão (Fotos: Larissa Santos)

Garantia dos objetivos individuais

O pilates fitness é um método mais contemporâneo, que une exercícios de pilates com os de funcional. Disponível na Inspirar, ele é indicado para quem procura atividades mais intensas, mas que se sentem bem em um ambiente mais tranquilo.

Segundo a estudante de Educação Física, Rosangela Panzer, unir a fisioterapia com a educação física possibilita que o atendimento seja mais amplo. O cliente pode iniciar por causa de alguma dor ou reabilitação e, depois, permanecer para manter o físico. 

Neste método é possível garantir que os objetivos particulares sejam alcançados, principalmente para quem se recupera da Covid-19.

“A tendência é de que o fitness entre nas clínicas e fique. Nossa ideia é nos prepararmos cada vez mais para atender pessoas que tiveram casos graves de coronavírus e precisam de reabilitação. O pilates fitness ajuda nisso”, explica.

Rosangela oferece aula de pilates fitness

 

Método que dá resultado

Simone Raquel Schwingel, de 43 anos, mora no interior de Estrela e há quase quatro anos pratica pilates, com os dois filhos de 17 e 20 anos. Iniciou na modalidade para fortalecer a musculatura, porém, com o passar das sessões, percebeu uma diminuição significativa nas dores causadas pela fibromialgia. Já os filhos ingressaram na prática para melhorar a postura. “Além de definir a musculatura, estou em processo de emagrecimento pós-parto. Percebi também mudanças nos meus filhos com poucas sessões, em torno de quatro”, afirma.

Simone Schwingel pratica pilates com os filhos (Foto: divulgação)

Sete anos de atuação

Individual ou em grupo, particular ou por meio de convênio. Cerca de 95 alunos frequentam a Inspirar Studio de Pilates e Fisioterapia. Em maio deste ano, a clínica completou sete anos de trabalho. No início, voltado à estética e à fisioterapia, depois foi incluído pilates, terapias pessoais e holísticas.

Se engana quem pensa que a empresa atua somente com o corpo e a mente. Ações sociais e em apoio ao cliente também são feitas. “Se seu aluno está bem, você mantém aqui dentro. Se ele tem serviço, continua. Cada um ajuda o outro, é uma corrente. Não é só um espaço de exercício, tem todo um contexto”, analisa Andreia. 

Para ela,  “sabedoria é se sentir bem com você, temos que nos tornar a mudança que queremos ver.”

Projetos futuros

Nesta sexta-feira, dia 18, acontece a primeira aula de pilates voltada ao público infantil. Para a proprietária da clínica, as crianças estão sedentárias e passam muito tempo em frente da TV, computadores e celulares.“São cinco crianças que sairão do sedentarismo. Vamos trabalhar com exercício físico e terapia, agregado com a inteligência emocional, para melhorar o quadro emocional trazido pela pandemia”, explica. 

De acordo com Andreia, hoje em dia cerca de 70% das dores físicas vêm de pensamentos inconscientes e problemas psicológicos. Novos materiais, como argolas e tecidos, também foram adquiridos e devem ser utilizados a partir de 1º de julho. Segundo Rosangela, com o tecido aéreo será possível desenvolver posturas do yoga. “Vamos trabalhar o relaxamento e alongamento, além da força e do emocional”, finaliza.

Pilates trabalha alongamento, fortalecimento e definição

Endereço: Rua Senador Lauro Muller, nº 1719, bairro das Indústrias, em Estrela

Telefone: (51) 9 9776-1811

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: