Jornal Nova Geração

Barreiras na Tangará e fluxo maior na Geraldo

ESTRELA – Alexandra Petter viu a rotina mudar na Estrada Nicolau T. Hoss, em Novo Paraíso, onde reside. A via, que vira Estrada Boa Vista após a ponte, liga a RST-453 à ERS-129 e está sendo utilizada como desvio à BR-386, após o acidente ocorrido no dia 13. Por pelo menos mais 20 dias, quando então os caminhões poderão passar pela BR-386, ainda receberá esse fluxo, mas em quantidade menor.
Isso porque, na quarta-feira, a Secretaria de Infraestrutura Urbana reforçou a sinalização na entrada da via pela Tangará Foods. Placas foram colocadas para destacar a proibição de trânsito para caminhões acima de 30 toneladas, para evitar danos à ponte. Cargas de terra, como barreiras, também foram despejadas nos dois acessos da estrada. Com isso, já na tarde de quarta-feira, pouco movimento de veículos pesados era visto na via.
O Jornal NG percorreu a estrada (veja ilustração), entrando na RST-453 até a São José e, no percurso, não encontrou nenhum veículo pesado. Em contrapartida, o movimento no desvio da Linha Geraldo, cuja estrada é parte pavimentada, era intenso. No trajeto, de cerca de dez minutos, a reportagem cruzou com 32 veículos pesados. De momento, a prefeitura não tem intenção de colocar barreiras também nesta via.

“Não adianta tentar achar culpados”

Alexandra talvez veja o movimento diminuir nos próximos dias, mas diz que a via já recebia, mesmo que de forma bem menos expressiva, movimento de veículos pesados e que a demanda por melhorias no local é antiga. “Não adianta tentar achar culpados agora. É um conjunto de problemas que veio à tona por causa do acidente. As estradas do interior estão há anos sem serem vistas. Víamos só patrola passando, mas material de fato, não vinha sendo colocado, tanto que teve caminhões atolados e essa é a realidade dos moradores há muitos anos”, comenta.
Ela, que reside há mais de 40 anos no local, destaca que há muito tempo a comunidade vem pedindo pela pavimentação da via, que é muito utilizada para escoamento da produção primária. A ponte da via também é uma das primeiras do município a ser interditada quando há enchente, dificultando o deslocamento. “É uma via muito usada, até quando ocorrem obras na BR-386, mas muito esquecida. Agora o olhar é coletivo, porque atingiu todo mundo.”
“A poeira aumentou, os caminhões passaram a fazer a volta ali na nossa entrada, o que danificou um pouco a estrada, mas eu me coloco no lugar destes caminhoneiros, falta também alguém para orientar. A gente vê muito caminhoneiro consciente, que chega aqui e faz a volta, não passa pela ponte, mas tem também os que sabem que não pode e vão”, comenta. Durante a entrevista à reportagem do NG, o único caminhão que passou em frente à residência da moradora era um que, segundo ela, já passa pelo local normalmente para atender produtores rurais da estrada.

Outra ponte como alternativa

O prefeito em exercício de Estrela, João Carlos Schäfer, participou segunda-feira da reunião proposta pela Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) com apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e da Cacis de Estrela, a fim de buscar alternativas para a BR-386. Foi lançada uma campanha para construção de uma segunda ponte na região. A CIC vai procurar a Amvat para propor um estudo de viabilidade econômica.

Propostas dos prefeitos:

– Interligação da RSC-453 por Cruzeiro do Sul até a Transantarita, em Estrela;
– Uma ponte ao lado do Porto, próxima da já existente entre Lajeado e Estrela;
– E uma interligação entre Arroio do Meio (São Caetano) e Colinas, ligando Imigrante/Serra Gaúcha.

Pauta na assembleia da Amvat

Investimentos em estradas e projetos de infraestrutura para a região também vão pautar a assembleia virtual da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) no dia 8 de abril. O evento terá a participação do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.

Reforço em pilar termina neste sábado

Segundo a CCR Viasul, as obras de recuperação do pilar da ponte Sul (sentido capital) terminam neste sábado, dia 27. Após a conclusão de obras de reforço da travessa e tabuleiro, no dia 13 de abril a estrutura completa desta ponte será liberada para o tráfego – nos dois sentidos da via – para veículos leves e comerciais, com operação no sistema de mão simples/única. Até este dia, caminhões em deslocamento para o interior, ainda devem seguir a rota de desvio pela RSC-287.
Na ponte da pista Norte (sentido interior), os estudos de engenharia estão em andamento para definição da metodologia mais eficaz para recuperação da estrutura, no menor tempo possível de execução, priorizando as condições de segurança. O prazo para estes serviços poderá ser revisto, assim que todos os estudos sejam concluídos.

Quem pode transitar

Na BR-386, é permitido o tráfego de:
– Veículos leves (em ambos os sentidos)
– Veículos leves de dois eixos com até 2,5 toneladas e rodado simples (sentido capital/interior)
– Caminhões de até 2,60m de largura (interior/capital)

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