Jornal Nova Geração

ESTRELA

Audiência apresenta resultados de diagnóstico do novo plano de saneamento

Estudo englobou quatro eixos e estipulou metas de adequação para a etapa do prognóstico

O processo de atualização do plano de saneamento básico teve sua primeira audiência pública na noite desta terça-feira, 7, na Câmara de Vereadores. O evento, que reuniu cerca de cem pessoas, esclareceu problemas no esgotamento sanitário, enquanto o abastecimento de água foi considerado uma virtude. A comunidade participou fazendo perguntas e debatendo diante dos dados apresentados.

Feito por uma empresa terceirizada, a Lógica Gestão Ambiental Inteligente, o levantamento apurou detalhes dos quatro eixos, nas áreas rural e urbana, do município: água, esgoto, drenagem pluvial e resíduos sólidos. A apresentação do diagnóstico, passível de contribuições e correções, antecede a elaboração do prognóstico, onde serão elencadas metas de curto, médio e longo prazo.

Depois, se faz procedimento similar à etapa atual, desde reuniões com o comitê até realização de audiências públicas. Por fim, a estratégia passa pela câmara para alterar a lei atual. Iniciado em fevereiro, o novo plano municipal de saneamento deve ser entregue até o fim de agosto, obedecendo o prazo de 180 dias.

Conforme a diretora do departamento de Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, a atualização do plano viabiliza recursos. “É fundamental a população estar participando e contribuindo com o plano, pois é um material para conseguirmos recursos com o Governo Federal”, justifica.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: