Após as recentes enchentes, os moradores afetados que possuem financiamento habitacional têm a opção de acionar o seguro. A medida visa auxiliar os proprietários de imóveis a lidar com os prejuízos causados pelas cheias, oferecendo suporte financeiro para reparos e reconstrução.
O superintendente da Caixa na serra gaúcha, Marcio Reolon, ressalta que após a solicitação, e não havendo a necessidade de vistoria, o valor é liberado em até três dias. Reolon manifesta, que este seguro cobre exclusivamente a infraestrutura da casa e pode ser solicitado através do telefone 0800 104 0104. Para os seguros feitos a parte, relacionados a perda de objetos, o telefone para contato é 0800 722 4923.
O saque calamidade, que vem sendo liberado de forma gradual para diversos municípios, pode ser solicitado por meio do aplicativo do FGTS ou em uma agência da Caixa. Para efetivar a solicitação é necessário, um documento com foto e um comprovante de residência. Os indivíduos que não possuem comprovante, devem procurar o governo municipal para fazerem uma declaração afirmando que o individuo reside na área atingida.
Para os municípios que moram em áreas atingidas pela cheia, em alguns casos devido a uma rua, pode acontecer do protocolo ser indeferido. O superintendente explica, que isso acontece devido à planilha informada pelo governo e que essa base de dados pode ser atualizada ao longo do tempo.
Em relação à suspensão de pagamento das parcelas do contrato habitacional, a pausa se estende durante seis meses. A proposta é valida para aqueles que estão em dia com as dívidas, mas também aos inadimplentes. “Pode solicitar a incorporação do que está em atraso e ainda solicitar mais seis na pausa do contrato”, ressalta o Reolon.
No momento as agências dos municípios de Arroio do Meio e Muçum, continuam com atendimento suspensos. As unidades de Cruzeiro do Sul e Roca Sales, estão sendo atendidas através do Caminhão Caixa.
A instrutura oferece os serviços típicos de uma agência, sem a funcionalidade de numerário e saques.“Ao decorrer da semana vamos viabilizar essa situação, agora estamos priorizando que todas as cidades tenham algum tipo de atendimento digno na busca de benefícios”, finaliza o superintendente Marcio Reolon.