Jornal Nova Geração

OPINIÃO

Associativismo: uma força dinamizadora do Vale do Taquari

"Entendemos ser necessário o constante aprimoramento da governança de nossas entidades, com planos estratégicos, para podermos estar sempre ao lado de nossos associados, razão da nossa existência”

O movimento associativo tem um legado de lutas e avanços de mais de um século no Vale, tendo como marca registrada o fazer comunitário, na busca do desenvolvimento sustentável. Somado posteriormente com o cooperativismo (modelo associativo que tem objetivo econômico), faz do Vale do Taquari uma região diferenciada em termos de produção, agregação de valor e acima de tudo, com qualidade de vida para sua população.

O capital humano, resultado da soma cultural, religiosa e de princípios associativos trazidos pelos imigrantes europeus, e de outros continentes, é visível na organização de nossas cidades. O associativismo passou a ser a mola propulsora, para dar conta dos enormes desafios, o que nos fez fortes e resilientes. Em momentos difíceis, como a recente pandemia, as entidades empresariais foram fundamentais no apoio para o enfrentamento da crise, bem como no planejamento da retomada e na geração de empregos e renda.

Os sete princípios do associativismo que nos guiam no dia a dia são: 1º princípio: adesão livre e voluntária, 2º: gestão democrática pelos sócios, 3º: participação econômica dos sócios, 4º: autonomia e independência, 5º: educação, formação e informação, 6º: cooperação entre associações, 7º: interesse pela comunidade.

No ano que a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC VT) completa 18 anos de atuação, propusemos uma campanha chamada “Dia Nacional do Associativismo”, data comemorada no Brasil, sempre no dia 30 de abril. Para tal, mobilizamos todas as nossas 20 entidades municipais associadas à CIC-VT, a realizarem uma ação, destacando a cultura do associativismo comunitário. Durante o mês teremos uma série de iniciativas definidas pelas CICs e CDLs, palestras, jantares e almoços empresariais abordando temas do cenário econômico e a importância do associativismo empresarial. Podcast com entidades comunitárias, demonstrando os benefícios do associativismo no dia das comunidades, com bombeiros voluntários, associação hospitalar, conselho municipal de segurança. Ações socioambientais como plantio de árvores, símbolo do associativismo sustentável e próspero, material de divulgação nas redes sociais, entrevistas de informação e esclarecimentos sobre o associativismo.

As ações têm como objetivo evidenciarem o fomento à cultura do associativismo, estímulo ao empreendedorismo, promoção da sustentabilidade das entidades empresariais, incentivo do desenvolvimento social e qualificação dos envolvidos e aprimoramento da gestão, visando estimular a adesão e qualificação de novas lideranças empresariais e sociais. Sigam as redes sociais da nossa entidade Instagram @cic_vt, no facebook cicvaledotaquari, site www.cicvaledotaquari.com.br.

Entendemos ser necessário o constante aprimoramento da governança de nossas entidades, com planos estratégicos, para podermos estar sempre ao lado de nossos associados, razão da nossa existência.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: