Jornal Nova Geração

ESTRELA

Associação de Moradores sugere estacionamento próximo à escadaria

Rua Arnaldo J. Diel comportaria veículos de servidores públicos, gerando mais vagas no Centro

(Fotos: Carlos Eduardo Schneider)

A Associação de Moradores do Centro (Amor Centro) sugere que os veículos dos servidores públicos municipais sejam estacionados na rua Arnaldo J. Diel. Segundo eles, além de a via quase não ter carros estacionados em horário comercial e dias úteis, a realocação abriria pelo menos 100 vagas, no entorno da prefeitura e da praça Menna Barreto. O Executivo sinaliza esta possibilidade, além de avaliar outras reivindicações da associação.

Para a secretária da Amor Centro, Ângela Engelmann, a medida de realocação do estacionamento seria a ideal, já que aliviaria a zona que abriga a maior parte do comércio do bairro. “Buscamos outras alternativas, mas avaliamos que esta é a mais viável”, declarou. O tesoureiro da entidade, Sérgio Bruxel, cita o desgaste na pintura das faixas de segurança, assim como a falta de placas indicativas de nomes de ruas e de indicação dos pontos turísticos.

Para o vice-presidente da associação de moradores, Adroaldo Nunes, problemas como o desrespeito em relação aos 15 minutos de estacionamento e veículos estacionados nas faixas amarelas, podem ser resolvidos com fiscalização. “Se houvesse uma fiscalização mais ostensiva, as pessoas respeitariam mais. Como não há, ninguém mais respeita”, reclama.

Além dos apontamentos, a Amor Centro elogiou o trabalho de readequação das rótulas, por parte do setor de Trânsito e lembrou que a melhor solução, na “Rótula do CIEE”, que liga as ruas Coronel Müssnich e Coronel Brito, é a instalação de uma sinaleira inteligente.

O que diz o Executivo

César Augusto Pereira da Silva, secretário de Administração e Segurança Pública

Conforme o secretário da Administração e Segurança Pública, César Augusto Pereira da Silva, fiscais de trânsito serão nomeados, já que houve, inclusive, concurso para o emprego. “Não pudemos nomear os profissionais, por força do decreto da pandemia. Além disso, vamos nos reunir com a Amor Centro e com a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) para buscar as melhores soluções para o trânsito, não só do centro, mas de todo o município”, disse Silva, acrescentando que o estacionamento dos servidores na rua Arnaldo J. Diel, para os servidores, é uma forte possibilidade.

O coordenador de Trânsito, Frederico Diehl, declarou que a instalação da sinaleira inteligente na “Rótula do CIEE” está sendo estudada. “Além disso, recuamos as faixas de segurança, tirando de dentro das rótulas, estamos instalando guarda-corpos, para maior segurança dos pedestres”. Diehl lembra, também, que um dos pontos que estão sendo intensamente estudados, é o entroncamento da RSC-453 com a rua João Lino Braun, no bairro Boa União. “É muito importante que possamos resolver o problema ali. Não é fácil, mas estamos estudando a melhor maneira de reestruturar aquele cruzamento”, disse Diehl.

Frederico Diel, coordenador de Trânsito

O secretário reforçou, também, que a sinalização, tanto de solo quanto de placas será recuperada em breve. “Estamos trabalhando para melhorar o fluxo da cidade, e ouvir as entidades associações é fundamental para identificarmos os pontos mais críticos. Estamos abertos a esse diálogo”, conclui.

Reforço na sinalização do interior

Cinco pontes do interior do município estão recebendo reforço na sinalização. Estão sendo colocadas novas placas, placas de velocidade, indicação de pontes estreitas e curvas acentuadas, bem como a colocação de taxas refletivas. O roteiro iniciou pela Ponte da Cascata, em linha São Jacó e segue na ponte da Tangará, que liga a Linha São José ao distrito de Novo Paraíso; Ponte sobre o Arroio Estrela, que liga linha São Jacó à linha Winck; Ponte sobre o Arroio Estrela, que liga linha São Jacó ao distrito de Novo Paraíso, além do viaduto sobre a RFFSA, na Estrada Fridolino Wetholter, linha Geraldo. O trabalho ocorre conforme as condições do tempo, devendo ser concluído até o início de outubro.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: