Jornal Nova Geração

CONEXÃO

As mãos por trás do Natal de Estrela

Barracão reúne funcionários e voluntários na confecção das decorações. Maioria das ornamentações é feita com materiais reaproveitados

Letreiros e decorações são instalados em ruas e pontos de grande movimentação, como na Escadaria da Polar (Foto: Karine Pinheiro)

“A gente faz obras de arte, e também fazemos milagres com algumas peças”, conta Fátima do Nascimento, funcionária da prefeitura há mais de 15 anos. Há pelo menos 10 anos ela é uma das responsáveis pela decoração do Natal em Estrela.

Considerado um dos mais bonitos do estado, o Natal de Estrela atrai milhares de pessoas todos os anos ao oferecer uma vasta programação, shows regionais e atividades que reúnem a população. No entanto, um dos maiores atrativos são as decorações natalinas. Grande parte do material de ornamentação é feita com materiais reaproveitados de outras datas comemorativas e conta a criatividade de muitas pessoas.

As mãos responsáveis pela restauração, confecção e montagem ficam localizadas no Barracão, espaço onde são armazenados todos os itens decorativos das festividades do município. O setor é vinculado à Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel). Locada no setor de Obras, Fátima é cedida por cerca de 30 dias durante todos os anos para colocar seu toque na ornamentação. Durante esta semana, ela testou as diversas “luzinhas” que foram às ruas.

“Colocamos carinho em tudo o que fazemos. Arruma, troca. Só pra botar pro lixo quando não dá pra reutilizar mesmo. Eu pinto, ajeito a parte elétrica, faço o café e no final, quando está tudo pronto, sentimos a emoção de saber que fazemos parte”, relata a servidora. Ela descreve que dá um “sentimento de quero mais” para o ano seguinte.

Servidores da Setcel e de outras secretarias se revezam durante o segundo semestre para dar conta de todos os detalhes (Foto: Karine Pinheiro)

Ainda que grande parte da decoração já esteja espalhada pela cidade, ainda tem muitos materiais para saírem do barracão. O espaço segue lotado de guirlandas, árvores decoradas, papais noéis, luzes, entre outros itens. A coordenadora do barracão, Neca Menezes, destaca o trabalho manual artístico produzido pela equipe. Alguns materiais são armazenados há mais de cinco anos utilizados em outras decorações.

“Algumas luzes e estrelas foram utilizadas na Maifest. E tudo o que está aqui, é feito com nossas mãos. Nós montamos, transformamos, colocamos o toque da cada festa e colocamos na rua. Nós vemos as pessoas passando na rua e elogiando esse trabalho. Isso nos emociona”, afirma. Faz nove anos que Neca dedica sua criatividade às decorações de Estrela.

O braço direito da coordenadora, Mauro Ferreira, é o designer responsável por acertar os detalhes das decorações. Há dois anos, ele sente a emoção de ver os itens decorativos pelas ruas. “Conversamos muito sobre como será. Esse Natal está sendo preparado desde agosto. Então todos colaboram com as ideias e eu vou cuidando dos detalhes”, explica.

Segundo Neca, o objetivo deste ano foi produzir um “caminho de luzes”. Todas as ruas que levam aos principais locais decorados, foram iluminadas. Desde as principais vias na entrada da cidade, até as praças e parques que recebem as programações.

O Papai Noel gigante

Uma das grandes produções e atrações do Natal em Estrela é o Papai Noel gigante colocado na Praça Henrique Roolaart. O Bom Velhinho assumiu sua posição no local na manhã dessa quinta-feira, 1°, e já atraiu os olhares das pessoas que por ali passam.

O responsável por restaurar o imponente artefato de seis metros, usado em anos anteriores, foi o servidor da Setcel, Paulo Silva. “Ele estava meio feio, mas arrumei ele, pintei e agora está nas ruas de novo. É bom o sentimento de poder ver ele montado”, afirma. O Papai Noel gigante faz parte da decoração de Estrela há quatro anos.

Novos colaboradores

A cada ano, novas pessoas se juntam à equipe do barracão para auxiliar na confecção das decorações, sejam funcionários de outros setores ou voluntários. Durante dois dias, a Fernanda Diehl, servidora do setor de Licitações da prefeitura, participou das atividades.

Com o objetivo de explorar diferentes funções, ela se colocou à disposição para trabalhar no espaço. “O ambiente é extremamente leve e descontraído. E também é muito gratificante ver a decoração tomando forma e saber que eu fiz parte da montagem”, afirma.

Durante as festividades, os servidores podem colaborar com a criação e manutenção dos ornamentos. Pessoas da comunidade também podem se voluntariar, seja com a mão de obra ou com a doação de materiais. A coordenadora do espaço ressalta que os materiais que as pessoas não usam em casa, serão bem aproveitados no barracão.

Praça Henrique Roolart recebeu uma estátua gigante do Bom Velhinho, que foi reformada para o Natal 2022 (Foto: Karine Pinheiro)
Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: