Jornal Nova Geração

Amor que ultrapassa barreiras

Iasmine e Gustavo namoram a distância. Ela mora em Bom Retiro do Sul e ele no Recife (Foto: Larissa Santos)

Cerca de 3,8 mil quilômetros separam Iasmine Eidelwein, de 32 anos, do namorado Gustavo Miranda Gusmão, de 34. Ela é natural de Estrela e, atualmente, reside em Bom Retiro do Sul, enquanto que ele é pernambucano e mora em Recife. Há 12 anos se conheceram em uma ‘comunidade de futebol’ no Orkut,rede social que ganhou diversos usuários pelo mundo, em especial no Brasil.

Três anos e nove meses atrás decidiram iniciar o namoro e ultrapassar as barreiras existentes pela distância. Conforme Iasmine, desde o início tiveram ciência de que não teriam a presença física um do outro por longos períodos. Apesar disso, sempre mantiveram contato pela internet e, quando possível, atravessam o país para se verem. “Quando eu vou para Recife ou ele vem costumamos ficar mais dias. É muito longe e cara as passagens aéreas para fazer apenas um bate e volta. Ainda mais agora que tem menos voos”, explica ela. 

O preconceito comum em relacionamentos que começam e permanecem pela internet é percebido pelo casal. “As pessoas acham que a gente está sempre viajando, mas não consideram o tempo que estamos longe”, analisa.

Iasmine e Gustavo: amor supera distância de cerca de 3,8 mil quilômetros (Foto: divulgação)

Pandemia

Devido à pandemia, o namoro sofreu ainda mais com a distância, já que precisaram remarcar as viagens. “Eu ia ao Recife em fevereiro, mas tive Covid-19. Depois a gente iria para o Rio de Janeiro, em abril, mas também precisamos cancelar pelo alto risco de contágio”, lembra. Por isso, a comemoração do Dia dos Namorados ficará para mais tarde. A princípio, Iasmine irá para a cidade pernambucana em julho. “É difícil fazer planos enquanto vivemos a incerteza da pandemia, mas existe uma tendência de eu me mudar para Recife, em breve”, adianta.

 

Do aplicativo para a vida

A internet possibilita que as pessoas encontrem amigos antigos, façam novas amizades e, inclusive, que namoros e casamentos surjam. É o caso do Gustavo Hausmann, de 30 anos, e Alana Lisik Hausmann, de 26. Moradores de Estrela, os dois se conheceram por meio do aplicativo de paquera “Happn”. É por lá que o usuário encontra as pessoas que cruzam seu caminho e, desta forma, começa a ter contato com elas. “Nos cruzamos no APP algumas vezes. Segui ela no Instagram e começamos uma conversa que culminou em uma ida a um barzinho. De lá para cá não paramos mais de nos falar”, recorda ele. 

Juntos há três anos e meio, o namoro ‘oficial’ não ocorreu. O casal se conheceu e logo se casou, em 2018. “Fomos ‘ficando’ até que eu a pedi em casamento. Foi uma surpresa para a família e amigos, pois até então não tínhamos assumido um relacionamento. Sempre falamos que não importava o nome que daríamos para a relação, estávamos aproveitando e vivendo o momento”, afirma.

Gustavo e Alana: da internet para o casamento (Foto: divulgação)

Desafios

Engatar um casamento logo “de cara” trouxe desafios. Segundo Hausmann, além deles aprenderem a viver como casal, morar e ter uma rotina juntos, ambos conheceram os defeitos e as qualidades um do outro. No início, tiveram que lidar também com os preconceitos por parte da comunidade. “Nunca nos importamos. Para algumas pessoas, o amor não era suficiente para o casamento, e sim algum outro motivo como gravidez, por exemplo. Mas penso que as pessoas sexualizam demais os aplicativos, quando o intuito deles é de unir”, avalia.

Dia dos Namorados diferente

Neste sábado, devido à pandemia, a comemoração será em casa. Grávida de 15 semanas, Alana pretende decorar a mesa e acender velas. “Faremos um jantar e assistiremos algum filme ou série”, conta. Para o futuro, o casal deseja ter estabilidade profissional, além de conseguir criar o bebê em um ambiente com amor e tranquilidade. “Que possamos continuar felizes e nos respeitando, que é o realmente importa”, salienta Alana.

 

Relacionamentos saudáveis

Relacionamentos, muitas vezes, passam por crises, seja pela distância, monotonia ou pelas descobertas de que os planos para o futuro não são os mesmos entre o casal. A psicóloga Jaqueline Mendes, de Estrela, explica como manter as relações saudáveis, sobretudo, em meio à pandemia. 

Jornal NG – O que caracteriza um relacionamento saudável?

Jaqueline Mendes – A pessoa precisa estar satisfeita na relação, apesar das diferenças. Tem como base a autonomia, o carinho, a atenção, o respeito e a liberdade. O relacionamento se torna saudável à medida que paramos para avaliar a situação em que estamos e se somos felizes nela. Ter uma boa saúde mental e emocional em uma relação é sentir bem-estar e autoestima. A relação não é unilateral, é preciso ter uma troca contínua desse amor.

Jornal NG – A pandemia mudou os relacionamentos amorosos? De que forma?

Jaqueline Mendes – São novas formas de amar e confiar, e até mesmo de pensar. Com a questão da Covid-19, muitas pessoas tiveram medo de morrer e outras nem tanto. Com isso, passaram a se valorizar e a valorizar o outro. A pandemia é uma retomada, e mostra a necessidade de uma mudança nos paradigmas e evolução do universo. 

Jornal NG – Qual dica você daria para manter bons relacionamentos e que conexão pode ser feita no Dia dos Namorados?

Jaqueline Mendes – É preciso avaliar as relações que estão sendo vivenciadas e se há diálogo. É necessário valorizar o potencial do outro e ressaltar as coisas boas. Se algo não estiver legal, que haja uma comunicação amorosa e não invasiva. Que as pessoas possam aproveitar o Dia dos Namorados, mas que também consigam construir uma relação saudável dia após dia. Que possamos crescer como ser humano, pois a pandemia quer nos mostrar o que realmente importa dentro do entendimento de cada um.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: