Jornal Nova Geração

ESTRELA

Ações de prevenção ao câncer dão início ao Outubro Rosa

Liga de Combate ao Câncer organiza iniciativas para mobilizar e conscientizar a comunidade, desde distribuição de materiais, até um happy hour com as mulheres assistidas pela entidade

Guarda-chuvas colocados próximo à Escadaria alertam a população para os cuidados com o câncer (Foto: Karine Pinheiro)

O início do mês de outubro sinaliza aos cuidados com o câncer de mama. As programações alusivas ao “Outubro Rosa” mobilizam a comunidade e entidades que divulgam a necessidade de cuidados prévios à doença. No município, a campanha de conscientização inicia pela exposição dos tradicionais guarda-chuvas na rua da Escadaria e com a decoração do prédio da prefeitura.

A Liga de Combate ao Câncer promoveu um encontro com servidoras públicas na quarta-feira, 5, e projeta várias atividades para o mês. Outras palestras serão preparadas, com a participação da enfermeira da entidade, Maria Bernadete Koch Kranz, para empresas e grupos interessados.

A presidente da Liga, Anelise Hausmann, menciona que em dois sábados, dias 8 e 15, os voluntários da Liga estarão no calçadão da rua Fernando Abott para entregar material explicativo de prevenção e vender os produtos da instituição. No dia 20, a atividade se repete na Feira de Cursos da Univates. Uma das camisetas destaca a importância dos exames preventivos, com a frase “eu me cuido”.

Nos dias 15 e 22, também dois sábados, a entidade participa de dois encontros na UBS Central, no bairro Oriental, onde as equipes da saúde farão o agendamento de mamografias, testes rápidos, exames papanicolau e darão orientações sobre saúde de uma forma geral.

Uma ação maior voltada à toda comunidade, no Parque Princesa do Vale, está marcada para o dia 24. “Teremos música, dança e aula de ginástica, entre outras atividades. Vai ser um momento bem bacana, alertando sobre a prevenção, mas também com descontração e interação entre as pessoas”, diz Anelise. O chamado “Sunset Rosa” inicia às 19h. Por fim, no dia 26 ocorre um happy hour com as assistidas, na Arena Bruxel.

Importância do diagnóstico precoce

O grupo também trabalha com o acompanhamento permanente de assistidos de todos os tipos de câncer, mas outubro traz um alerta especial para a prevenção. “É importante que cada um conheça seu organismo e observe alterações de forma precoce. Assim se torna possível fazer um exame clínico adequado, dar continuidade nos exames e evidenciar a importância do diagnóstico precoce para um tratamento adequado”, finaliza a enfermeira.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: