Jornal Nova Geração

Aberta temporada dos sorteios municipais do Programa NFG

Com premiação local desde julho de 2019, o Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) cresceu em popularidade entre os estrelenses e clientes oriundos de outros municípios. Com o edital de parceria renovado, a temporada 2021 do programa que busca incentivar o compromisso fiscal e estimular o comércio já tem os primeiros contemplados do ano, referentes a janeiro. Os sorteios, que são realizados por uma plataforma do Estado, ocorrem normalmente por tradição sempre na última quinta-feira do mês, mas os nomes só são validados aos municípios uma semana depois. Em breve serão conhecidos os vencedores de fevereiro.

Para o titular da Secretaria da Fazenda de Estrela (Sefaz), Rodrigo Kich, o sorteio local do NFG é uma forte ferramenta de incentivo ao comércio do município, além de se tornar um estímulo ao respeito às regras fiscais. “É uma forma de incentivarmos as pessoas de Estrela a valorizarem o comércio local, e consequentemente o fortalecermos. Também uma maneira de atrair clientes visitantes, e isso já é possível notar pois sempre temos, entre os vencedores, pessoas de outros municípios que aqui realizaram suas compras”, afirma Kich. “Igualmente conseguimos fazer com que as regras fiscais, como a emissão de notas com CPF, sejam mais respeitadas”, conclui.

Com o edital de parceria renovado, a temporada 2021 do programa já tem os primeiros sorteados do ano. Em janeiro brindou os quatro clientes exclusivos do comércio de Estrela que, como premissa, exigiram CPF em sua nota fiscal no ato da compra. Receberam vale-compras de R$ 150 cada para usufruírem em lojas do município cadastradas no programa, outra forma de incentivo ao comércio local. São eles: Fabrício José Neuhaus (Estrela); Lilia Maria Sfoglia (Estrela); Diogo Araújo Kilian (Bom Retiro do Sul); Edson Luiz Musskopf (Bom Retiro do Sul). O departamento da Sefaz responsável pelo NFG informa, contudo, que apenas dois dos vencedores já retiraram o prêmio. A dificuldade de localização dos contemplados ocorre porque muitas vezes os dados na plataforma digital do NFG estão desatualizados. “As pessoas trocam de telefone, ou endereço, mas não atualizam os dados no site do NFG estadual. Buscamos então, através de outras formas de divulgação, tornar público o nome dos vencedores”, explica a coordenadora da Sefaz, Jéssica Motta, responsável pelo programa em Estrela.

Saiba Mais

O NFG faz parte do Programa de Integração Tributária (PIT), uma parceria entre Estado e municípios que incentiva o aumento da arrecadação por meio da emissão das notas fiscais nas compras, a educação e cidadania. O sorteio é realizado pela plataforma estadual do Programa, extras aos mensais realizados pelo governo estadual, mas estes de abrangência em todo o Rio Grande do Sul. Os nomes são repassados à Secretaria da Fazenda Municipal.

Como participar

Para concorrer é preciso cadastrar-se acessando o site do Nota Fiscal Gaúcha – https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Cadastro/CadastroNfg_1.aspx . Ao fazê-lo, o cidadão também pode indicar cinco entidades para receberem recursos do programa. Outro benefício é a possibilidade de os participantes obterem até 5% de desconto no IPVA. Os que tiverem mais de 150 notas fiscais cadastradas com seu CPF, independente do valor, terão este abatimento no imposto. Através do programa, os cidadãos acumulam pontos sempre que solicitarem a inclusão do número do seu CPF no documento fiscal no momento de suas compras em estabelecimentos regulares e locais. Cada R$ 1 vale um ponto. Os pontos são convertidos em bilhetes – cada 100 correspondem a um bilhete eletrônico – que possibilitam a participação. Os pontos também são acumulativos, e assim, caso o participante não atinja a pontuação mínima para um sorteio estes ficam acumulados para o do próximo mês.

Para auxiliar os cidadãos, a Sefaz disponibiliza atendimento exclusivo. Para tanto, basta se dirigir a Sefaz, na sede da Prefeitura de Estrela, em horário de expediente, com o CPF e Carteira de Identidade. Mais informações sobre a participação no programa, tanto por parte de consumidores como de empresas locais parceiras também podem ser obtidas pelo telefone (51) 3981-1141.

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: