Jornal Nova Geração

ESTRELA

Abaixo-assinado busca liberação de acesso ao Imigrantes

Apresentado pelo vereador Volnei Zancanaro (PSL), documento está disponível no comércio para toda comunidade regional. Meta é conseguir 30 mil assinaturas

Acesso na altura do km 352 da BR-386 foi bloqueado em 31 de setembro de 2021 (Foto: Karine Pinheiro)

Cerca de 12 mil pessoas assinaram favoráveis à liberação do acesso ao Bairro Imigrantes pela BR-386. Fechado há cerca de um ano, o trecho do quilometro 352 volta à pauta por meio de um abaixo-assinado promovido pelo vereador Volnei Zancanaro (PSL). Disponível para todos usuários da rodovia, o documento busca obter 30 mil assinaturas.

“Tínhamos um acesso que pendurou por 70 anos, mas foi nos tirados. O objetivo é chegar às 30 mil assinaturas para buscar a reabertura, junto da intenção de outros projetos estruturais, como uma elevada”, explica o vereador. O intuito é melhorar o fluxo de veículos ao possibilitar uma terceira opção de acesso pela BR-386, para além do trevo principal e a Transantarita. “A interligação para os bairros Pinheiros, Boa União e à Rota do Sol está sobrecarregada. Está difícil se locomover na nossa cidade em horários de pico, precisamos de mais entradas e saídas”.

Segundo Zancanaro, o documento está em circulação há dois meses e colheu cerca de 12 mil assinaturas. “A distribuição iniciou por Encantado, Arroio do Meio e Lajeado, e em agosto passar a estar disponível no comércio de Estrela”, comenta. As assinaturas, todas manuais, serão protocoladas e encaminhadas à Brasília. “Espero, também, que algum parlamentar nos represente nesta demanda”, complementa.

Sem aviso prévio, o acesso foi bloqueado pela CCR ViaSul em 31 de setembro de 2021. A justifica foi o “alto índice de acidentes registrados no local”. Na época, a comunidade protestou, mas o trecho seguiu bloqueado. Como alternativa de solução ao impasse, foi sinalizada a construção de uma passarela, que interliga os bairros Imigrantes e Pinheiros, para 2025.

O que diz a CCR ViaSul

Nesta semana, à reportagem, salientou que o fechamento do acesso foi uma decisão conjunta com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Com a previsão de início das obras as faixas adicionais para os próximos dias, a concessionária sinaliza implantação de “outros dispositivos” para contribuir com a segurança dos usuários da BR-386, com destaque para a passarela na altura do km 350 e a readequação do trevo no km 35 (que liga à ERS-453).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: