Jornal Nova Geração

BAÚ DE MEMÓRIAS

A Turma de 1965 criou o Nova Geração

Coordenada por Adonis Valdir Fauth, esteve novamente reunida em Estrela, com passagem em locais turísticos e muita confraternização

A Turma de 1965, coordenada por Adonis Valdir Fauth, esteve novamente reunida em Estrela, com passagem em locais turísticos e muita confraternização. Um dos pontos altos foi a visita ao Memorial de Estrela, onde ocorreu uma roda de conversa sobre a fundação do jornal Nova Geração, considerando que foi a nobre contribuição cultural da turma para o nosso município, em 13 de janeiro de 1966.

A consolidação do grupo de jovens ocorreu durante o ano de 1965 por meio de atividades sociais, esportivas e comunitárias em Estrela. Atualmente residindo em vários municípios do Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil, a turma celebrou 58 anos, cuja filosofia de vida é se manter sempre jovens.

A enchente de 1982 com 24,96 metros

Em 1982, Estrela acompanhou um cenário de águas turvas no Rio Taquari. A inundação que assolou o município, em 30 de junho de 1982, atingiu a cota de 24,96m. Após forte precipitação, o Rio Taquari e seus afluentes começaram a receber um volume de águas muito grande, invadindo as várzeas, tomando conta das estradas, inundando residências e forçando 250 famílias a abandonarem seus lares. Diante disso, a prefeitura começou a mobilizar suas equipes para socorrer as famílias para abrigos ou refúgios em casa de parentes ou amigos. Os locais mais atingidos foram: Pinguela, Cantão, Chácara e Moinhos.

A enchente de 1983 com 24,75 metros

Essa enchente foi mais uma das tantas que Estrela, assim como os outros municípios do Vale do Taquari, periodicamente, enfrentaram ao longo da história, porém com o número de desabrigados aumentando em virtude do crescimento populacional. A cheia do Rio Taquari atingiu a marca de 24,75m no dia 10 de julho de 1983. Cerca de 200 famílias dos mais diferentes pontos do município, como Chácara, Pinguela, Cantão e Marmitt, foram as mais afetadas com grande número de flagelados. O que se via eram áreas encharcadas, casas com vários centímetros de lodo, acessos alagados. O panorama era dos mais tristes e lastimáveis. Enquanto isso, no interior do município, especialmente os acessos para Corvo e Arroio da Seca, ficaram totalmente bloqueados.

Adonis Valdir Fauth

Segundo Adonis Valdir Fauth, “para a Turma de 1965 foi mais uma bela experiência a visita ao Memorial de Estrela, onde está também uma coleção completa do jornal Nova Geração. Criamos o jornal há cerca de 58 anos e contamos a história de Estrela nos onze primeiros anos, consolidando o que hoje é o mais antigo em circulação no Vale do Taquari”.

Lions Clube de Estrela comemora 65 Anos

Na sexta-feira, dia 6 de outubro de 2023, foi inaugurada a exposição relativa aos 65 anos de história do Lions Clube, no Memorial de Estrela. A visitação vai até 30 de outubro. O evento contou com a participação de autoridades, membros do Lions, convidados e alunos de educandários que possuem aulas de música patrocinadas pelo Clube (EEEF Moinhos, EEEF 20 de Maio e EEEB Vidal de Negreiros). Estão disponíveis para a população itens que contam a história do Lions. O presidente do clube de serviços, Gilberto Moacir da Silva, reforça o convite para que a população conheça a bela história do Lions de Estrela. Os agendamentos para visitas podem ser feitos pelo telefone (51) 9 9520-6323. O Memorial de Estrela se localiza na Rua Treze de Maio, 398.

Waldir Sudbrack: ícone da comunicação radiofônica

O radialista Waldir Reni Sudbrack nasceu em Carazinho em 26 de outubro de 1939. Faleceu em Estrela em 2 de setembro de 2023. Foi casado com Rosemarie Becker Sudbrack (in memoriam). Pai de Tânia Becker Sudbrack, Rosângela Sudbrack Borges e Claudia Becker Sudbrack (in memoriam). Netos: Andressa Sudbrack Bocalon, Cláudia Natália Sudbrack Herrmann, Fernando Sudbrack Borges e Waldir Gilberto Sudbrack Bocalon.

O profissional serviu de referência para locutores, com uma carreira repleta de conquistas e realizações, por meio de sua voz, fazendo a diferença na vida de milhões de ouvintes e fãs pelo Brasil todo.
Seu início de trabalho ocorreu em 1955 na Rádio Carazinho. Trabalhou na Rádio Alto Taquari, de Estrela, entre 1961 e 1979, quando foi transferido para Rádio Passo Fundo.

Após, fundou e trabalhou nas seguintes emissoras: Imperial FM (Nova Petrópolis), Felicidade FM (Gramado) e Felicidade FM (Novo Hamburgo). Apresentou um programa semanal na Rádio Studio FM, de Estrela, com resgate da história com seus “arquivos implacáveis”.

Implantou o programa “As Bandas Estão Voltando” que foi apresentado em emissoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O “Meditações” foi outra obra marcante de Waldir Sudbrack. Alguns itens do renomado comunicador foram doados ao Memorial de Estrela, inclusive seu microfone, pela filha Tânia Becker Sudbrack e pela neta Cláudia Natália Sudbrack Herrmann (foto).

Compartilhar conteúdo

PUBLICIDADE

Sugestão de pauta

Tem alguma informação que pode virar notícia no Jornal Nova Geração? Envie pra gente.

Leia mais: